Autor(es):
Paulino, Elisa Maria Duarte, 1981-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9838
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino do desenho; Pedagogia activa; Prática reflexiva; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório resulta da análise da Unidade Didática Desenhar no Espaço,
criada no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. A Unidade foi integrada na
disciplina de Desenho A, e posta em prática com duas turmas do 10º ano do Curso de
Artes Visuais da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa. Com este
projeto pretendeu-se explorar o desenho no espaço tridimensional, transpondo-se a
utilização intencional e consciente dos elementos estruturais da linguagem do desenho,
da superfície bidimensional para o espaço tridimensional da sala de aula. Concebeu-se
uma sequência de exercícios que possibilitaram a construção e a partilha de novas
consciências acerca do desenho, o que permitiu estabelecer a relação entre o desenho
e outras áreas de expressão artística como a fotografia, a instalação ou a performance.
Acredita-se que um ensino-aprendizagem do desenho que integre abordagens artísticas
mais atuais ou contemporâneas é importante, não só para uma prática do desenho mais
informada, mas também para uma compreensão e fruição mais abrangentes do
desenho, o que impulsiona novas perspetivas para os percursos dos alunos nas artes
plásticas. Através de uma pedagogia ativa, seguindo a linha das novas didáticas, e de
acordo com uma perspetiva do ensino artístico em que o professor é simultaneamente
artista, impulsionou-se a aprendizagem cooperativa e por descoberta, insistindo-se na
concretização prática de conceitos, na atitude colaborativa e reflexiva. Considera-se que
o sucesso efetivo do ensino e da aprendizagem resulta do pensamento acerca dos
elementos que estruturam a ação didática num universo particular, de forma holística,
bem como da criação de uma identidade como professor-artista, que se afirma numa
prática reflexiva. Concluímos que a Unidade Didática Desenhar no Espaço contribuíu
para uma aprendizagem coletiva, concretizada num projeto artístico de professores e de
alunos, em que o desenho é trazido ao mundo através de uma prática consciente e de
um olhar menos acomodado. This report results from the analysis of the Drawing in Space Didactic Unit,
created under the Master in Teaching Visual Arts. This Unit was integrated in the
Drawing course, and implemented with two classes of 10 th grade of the Visual Arts
area, at Maria Amália Vaz de Carvalho High School, in Lisbon. This project was intended
to explore drawing in three-dimensional space, transposing the intentional and conscious
use of the structural elements of the language of drawing, from a two-dimensional
surface to the three-dimensional space of the classroom. We conceived a sequence of
exercises that enabled the creation and sharing of new consciousness in respect of
drawing, which allowed for the establishment of a relationship between drawing and
other areas of artistic expression such as photography, installation or performance. We
believe that a teaching-learning process of drawing integrating artistic approaches more
up-to-date or contemporary is important, not only to allow for a more informed practice of
drawing, but also for a more comprehensive understanding and enjoyment of drawing,
which boosts prospects for new paths of students in the arts. Through an active
pedagogy, following the new didactics, and taking a perspective of arts education in
which the teacher is simultaneously an artist, cooperative learning and discovery were
boosted, while simultaneously insisting on the practical implementation of concepts in a
collaborative and reflective attitude. We consider that the actual success of teaching and
learning results of thinking about the elements that structure the didactic action in a
particular universe, holistically, as well as of the creation of an identity as a teacher-artist,
who performs a reflective practice. We conclude that the Drawing in Space Didactic Unit
contributed to a collective learning experience, embodied in an artistic project of teachers
and students, in which drawing was brought to the world through a conscious practice
and a less accommodated view.