Detalhes do Documento

Portugal : da 1ª República à Ditadura Militar : um caminho de cidadania

Autor(es): Carvalho, Leopoldo Manuel Madeira, 1963- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9822

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): 1ª República - Portugal; Ensino da história; Educação para a cidadania - Portugal; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 O nosso Relatório da Prática de Ensino Supervisionada pretende ser uma proposta didáctica para o tema “Portugal: da 1ª República à Ditadura Militar”, do Programa Oficial de História, realizada com alunos da turma D, do 9º ano de escolaridade da Escola Secundária com 3º Ciclo de Camilo Castelo Branco em Carnaxide. Portugal viveu, em 5 de Outubro de 1910, a transição da Monarquia para a República. A partir daí alterações relevantes aconteceram no nosso País nos domínios político, económico, social e cultural. Do ideal republicano um novo homem tinha que se formar, substituindo o súbdito pelo cidadão, com direitos e deveres. Foi preciso cultivá-lo, criá-lo desde a raiz e não era e não é uma tarefa fácil, contudo, não impossível. À Escola e à História pertence essa missão de grande importância: educar para a cidadania, tarefa a que devemos dar especial atenção por estarmos perante um conceito polissémico, com elevada carga ideológica e longe de estar definido. No entanto, temos o firme propósito de demonstrar a importância dos valores cívicos republicanos e outros símbolos da identidade nacional, e de contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores de cidadania e dos direitos humanos Our Supervised Teaching Practice Report is intended to be an didactic proposal to the theme "Portugal: From the 1st Republic to the Military Dictatorship", of the Official History Program, conducted with students in the class D, of the 9th grade of the Secondary School with 3rd Cycle Camilo Castelo Branco in Carnaxide. Portugal lived, on 5 October 1910, the transition from Monarchy to Republic. Since then, relevant changes have happened in our country on the political, economical, social and cultural domains. From the republican ideal a new man had to be formed, replacing the vassal for the citizen, with rights and duties. It was necessary to cultivate him, create him from the roots and it wasn’t and it still isn’t an easy task, however, it’s not impossible. To School and to History belongs this very important mission: educating for citizenship, a task to which we must pay special attention we are facing a polysemic concept, with a high ideological load and far from being defined. However, we have the firm intention to demonstrate the importance of republicans civic values and other symbols of national identity, and to contribute to the training of responsible people, autonomous, supportive, who know and exercise their rights and duties in dialogue and in respect to others, with a democratic spirit, pluralistic, critical and creative, taking as reference the values of citizenship and human rights.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia