Author(s):
Carrilho, Maria Isabel Alves Coelho Leal, 1962-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9816
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Didáctica da história; História moderna - Portugal; Antigo regime - Portugal; Avaliação das aprendizagens; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2013
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório foi elaborado como parte integrante do Mestrado em Ensino
de História e Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade de
Lisboa. Ao longo de dois anos, graças ao esforço concertado dos professores do mestrado,
dos professores cooperantes, dos alunos e da nossa vontade de aprender a ensinar,
adquirimos e desenvolvemos competências científicas e pedagógicas indispensáveis ao
exercício da função docente. Chegados ao fim de mais uma etapa da nossa formação,
importa fazer uma análise reflexiva fundamentada sobre a multiplicidade de factores que
entram em jogo no processo educativo e apresentar o “nosso” modelo didáctico, bem
como as estratégias utilizadas na intervenção lectiva realizada na turma do 8º C da Escola
E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I, em Alcochete, subordinada ao TEMA F – PORTUGAL NO
CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII, do Programa Nacional de
História para o Ensino Básico.
Ao longo deste trabalho, e tendo sempre presente a dimensão cognitiva,
metacognitiva, sociológica e afectiva dos nossos alunos, pretendemos inferir sobre dois
aspectos que consideramos decisórios para o sucesso do actual processo ensinoaprendizagem
da História. O primeiro, prende-se com o uso frequente das novas
tecnologias de informação; o segundo, com a prática sistemática de avaliação formativa
que pressupõe um processo continuado de análise e acção.
A possibilidade ímpar de lecionarmos para além do número mínimo de aulas
recomendado contribuiu para a consolidação de laços afectivos e relacionais e permitiunos
a construção e aplicação em aula de diversos recursos educativos, de entre os quais
destacamos as fichas de trabalho, um dossiê para os alunos, dois testes, uma visita virtual
ao museu da cidade e à Baixa Pombalina, slides, filmes e um mapa conceptual. Importa
sublinhar que, face ao trabalho desenvolvido pelos alunos que responderam de forma
motivada e quase irrepreensível a todas as actividades propostas, com especial destaque
para a elaboração e apresentação do trabalho de grupo, bem como, pelos resultados
obtidos, consideramos que a aprendizagem da História teve, efectivamente, lugar. This report was prepared as part of the Masters in Teaching History and Geography
of the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, by the University of Lisbon. Over
two years, thanks to the concerted effort of teachers, cooperating teachers, and our
students, as well as our willing to learn how to teach, we have acquired and developed
scientific and pedagogical skills necessary to perform effectively the art of teaching. At
the end of a new stage of our training, it´s time to make a reflexive analysis based on a
multitude of factors that come into play in the educational process and present our
proposed didactic as well as the strategies used in the teaching scenario held in class 8th
C of the school E.B. 2, 3 El-Rei D. Manuel I, in Alcochete, conditional on TOPIC F -
PORTUGAL IN THE EUROPEAN CONTEXT OF THE SEVENTEENTH AND
EIGHTEENTH CENTURIES, of the National Program for Basic Education History.
Bearing in mind the cognitive, metacognitive, affective and sociological
dimension of our students, we would like to infer two aspects considered crucial for the
success of the current teaching-learning process of history: the first relates to the frequent
use of new information technologies, the second with the systematic practice of formative
assessment which presupposes an ongoing process of analysis and action.
The unique possibility of teaching beyond the recommended minimum number of
classes contributed to the consolidation of emotional and relational ties and allowed us to
build and apply several educational resources, such as worksheets, student’s file, two tests,
a virtual visit to the city museum and Baixa Pombalina, slides, and a conceptual map. It
should be stressed that due to the work of the students who responded motivated and
almost faultless to all proposed activities, with special emphasis on the preparation and
presentation of group work, as well as the results obtained, we believe that History was
actually learned.