Autor(es):
Morais, Catarina Ribeiro de Sousa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9807
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Comportamento alimentar; Aquisição de competências; Emoções; Crianças em idade pré-escolar; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 O presente estudo, tem um carácter qualitativo e exploratório,com o objectivo específico de
explorar a forma como os pais de crianças em idade pré-escolar pensam sobre a alimentação
dos seus filhos.
A amostra deste estudo é constituída por 27 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e
os 44 anos de idade e a maior parte dos respondentes são as mães das crianças.
Neste estudo, optou-se por um procedimento aberto ou exploratório de análise de conteúdo de
entrevistas, o quepermitiu aceder a um conjunto de significações diferenciadas sobre a
alimentação dos filhos e a análise das significações parentais permitiu identificar categorias
relativas a quatro temas: Alimentação Saudável, Aquisição de Informação, Emoções
Negativas e Preocupação Parental.
Os dados obtidos permitem concluir que os pais expressam preocupação sobre a alimentação
dos filhos, e esta preocupação é acompanhada pela expressão de emoções negativas. Verificase
também que no geral os pais mostram interesse na procura de informação e que tendem a
diversificar as fontes de informação utilizadas. The present study has a qualitative and exploratory nature, with the specific aim to explore
how parents of preschool aged children think about their children’s eating patterns and
behaviors.
The sample consists of 27 subjects, aged between 18 and 44 years old and most of the
respondents are the children's mothers.
In this study, we opted for an open and exploratory content analysis of interviews, which
allowed us to access a number of different meanings expressed, about the eating patterns and
behaviors of their children. This analysis of parental meanings enabled us to identified
categories related to four themes: Healthy Diet, Information Acquisition, Negative Emotions
and Parental Concerns.
Results indicate that parents express concerns about their children's eating patterns and
behaviors, and these concerns are associated with the expression of negative emotions. It was
also found that parents show, in general, interest in seeking information and tend to diversify
the sources of information used.