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A tecnologia Web e o ensino da geografia:ser professor com mediação digital

Author(s): Soares, Luís Miguel da Silva Inês, 1967- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9741

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013


Description
Tese de doutoramento, Geografia (Ensino da Geografia), Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2013 O modelo educativo vigente com dois séculos de história, continua a manter-se fiel aos princípios que presidiram à sua formação, apesar das profundas transformações sociais e do papel que se espera que a escola desempenhe na sociedade. O professor mantém a sua função de detentor e transmissor do saber. As mudanças baseadas nas alterações curriculares tiveram sempre efeitos ténues no sistema de ensino. As TIC estão cada vez mais infiltradas na sociedade e consequentemente na Escola, no entanto, parece que não provocou mudanças significativas nos modelos de ensino. No momento atual surgem dois novos dados relativo às tecnologias de comunicação, a portabilidade e a permanente ligação à Internet. É necessário pegar nesta oportunidade e aplicá-la na Escola. A Geografia, enquanto área disciplinar de charneira entre a natureza e a cultura, o ambiente e a sociedade é facilitadora da compreensão da dimensão espacial dos fenómenos que ocorrem a diferentes escalas. Perante a diversidade de informação que hoje tem ao seu dispor, em tempo real, praticamente em qualquer lugar, o professor é chamado a desempenhar novas funções; mais do que transmissor do saber, este necessita sobretudo de exercer a função de mediador entre a informação de fácil acesso e o seu processamento a fim de contribuir para uma formação mais motivadora e eficiente dos jovens. E assim se coloca a seguinte questão: Será possível a tecnologia promover uma real mudança de paradigma da forma de ensinar e aprender Geografia nas nossas escolas? Esta investigação partiu precisamente deste pressuposto e, neste sentido, foram utilizadas duas plataformas digitais. Uma para a realização do questionário e ensaios, e outra para registo das atividades realizadas pelos alunos e professores durante o período da investigação. Através de um questionário e dos registos de atividade de plataformas de aprendizagem, foi possível obter: uma perceção da forma como os professores de Geografia utilizam as tecnologias disponíveis em sala de aula, a sua predisposição para recorrer a novas ferramentas e à classificação destas ferramentas em função de diversas características. A investigação desenvolvida permite retirar algumas conclusões sobre o potencial transformador das TIC ao nível das práticas dos professores e das conceções do processo de ensino-aprendizagem. Em primeiro lugar, existe uma clara disponibilidade dos professores de Geografia para utilizarem ferramentas digitais, mas referem alguns problemas relacionados com a infraestrutura tecnológica e com a formação. Em segundo lugar os dados obtidos são animadores no sentido de uma real mudança no processo de ensino-aprendizagem. Para que esta mudança seja efetiva é necessário que as condições técnicas da rede melhorem, que se alterem as restrições de uso de equipamentos de comunicação móvel em sala de aula, que se construam equipas multidisciplinares responsáveis pela manutenção de equipamentos e plataformas à semelhança do que já acontece com as bibliotecas escolares, e por último, que se alterem os sistemas de avaliação baseados numa excessiva valorização da avaliação sumativa e uma secundarização das atividades orientadas para a criação, a reflexão e a problematização. Despite the profound social transformations and the expected roles played by the schools in society, the current educational model created two centuries ago, remains faithful to the principles that led to its formation. The teacher has kept his role as the source and transmitter of knowledge. Curricular changes have had tenuous effects in the education system. ICTs are increasingly infiltrated in society and therefore in schools but seem to have produced insignificant change in teaching models. Recently new data concerning communication technology has arisen: portability and permanent network connection. It is necessary to grab this opportunity and apply it in schools. Geography, a hinge between nature and culture, the environment and society, helps the understanding of the spatial dimension of phenomena that happen at different scales. Given the diversity of information we now have available in real time, anywhere, the teacher is urged to play new roles; he now needs to act as a mediator between easy access information and the way it is processed in order to contribute to a more motivating and efficient training of youngsters. Therefore a question arises: Can technology promote a real change in the way we teach and learn Geography in our schools? This research has been based on this assumption and has, accordingly, resorted to using two digital platforms; one for the completion of the questionnaire and testing and another in order to register student and teachers activities during the investigation period. With the help of a questionnaire and the records of activity of the learning platforms we were able to obtain an understanding of the way Geography teachers utilize technologies available in class, their predisposition to try new tools and the way these same tools are classified based on their different characteristics. This research allows us to draw some conclusions about the transforming potential of ICTs. Primarily there is an evident willingness of Geography teachers to use digital tools despite having referred some problems related to the technological infrastructure and training. Secondly the data is encouraging in the sense of a real change in the process of teaching/learning. In order to achieve an effective change some alterations must happen; network technical conditions must improve, restrictions over the use of mobile communications equipment in class must end, multidisciplinary teams responsible for equipment and platform maintenance must be created, similarly to what already happens in school libraries and finally, changes in the evaluation systems, which are based on an excessive appreciation of the summative evaluation depreciating creativity and reflexion, need to be implemented.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cachinho, Herculano A. P., 1960-
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