Document details

Conhecimento tácito em contexto militar:(inclusões na promoção do desenvolvimen...

Author(s): Rosinha, António José Palma Esteves, 1966- cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/967

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicologia militar; Conhecimento tácito; Liderança; Teses de doutoramento - 2009


Description
Tese de doutoramento, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação O presente projecto de investigação estabelece como objecto o estudo do conhecimento tácito e da liderança transformacional e transaccional em contexto militar enquanto modelos explicativos do que os Comandantes de Pelotão 'sabem' sobre o que é comandar, e como, efectivamente, o traduzem no exercício da liderança. A abordagem escolhida fundamenta-se em dois modelos teóricos: no modelo sobre o conhecimento tácito de Sternberg e colaboradores (1993, 1995, 1999), que possibilita a análise dos factores/conhecimentos explicativos do Comando do Pelotão; e no modelo de 'Banda Larga' de Liderança (Bass & Avolio, 1990, 1994, 2004) que traduz os estilos de liderança utilizados na prática de comando. Exploram-se os modelos estruturais subjacentes a cada um dos construtos, analisando o desenvolvimento do conhecimento tácito, a aplicação de estratégias de influência bem como os estilos de liderança utilizados na prática de comando em cadetes alunos da Academia Militar. Os resultados mostram que o Questionário de Conhecimento Tácito para Comandantes de Pelotão e que o Questionário Multifactor de Liderança possuem níveis adequados de consistência evidenciando-se como instrumentos de avaliação psicológica úteis no estudo das competências de comando e liderança. O conhecimento tácito apresenta-se como um construto unidimensional de 2ª ordem, representado por quatro factores de primeira ordem: (1) motivar e preocupar-se com os subordinados; (2) influenciar e lidar com o superior hierárquico; (3) gerir o self perante os subordinados; e (4) gerir o self perante o superior hierárquico. A análise dos resultados sugere um aumento do conhecimento tácito em termos globais ao longo dos anos e com a experiência adquirida. Verifica-se que a liderança transformacional exerce efeitos significativos na eficiência, na satisfação e no esforço adicional do Pelotão. A integração dos dois modelos em análise permite constatar que o conhecimento tácito no 5º ano é preditivo do estilo de liderança transformacional e transaccional a utilizar na primeira experiência de comando e opõem-se ao estilo de liderança passivo-evitante. Em termos globais, estes resultados clarificam a influência do conhecimento tácito nos estilos de liderança e a importância destas variáveis na promoção e desenvolvimento de competências de comando. The subject of the present research project is the study of tacit knowledge and transformational and transactional leadership in military context, setting them as explanatory models of what Platoon Commanders 'know' about commanding, and how they use it in the exercise of leadership. This approach is based on two theoretical models: Sternberg's tacit knowledge model (1993, 1995, 1999), enabling the analysis of the explanatory factors / knowledge of the Platoon command; and 'full range' leadership model (Bass & Avolio, 1990, 1994, 2004), reflecting the styles of leadership used in the practice of command. The present research explores the structural models underlying each of the constructs, examining the development of tacit knowledge, the implementation of strategies of influence, as well as the styles of leadership used by cadets in the practice of command at the Military Academy. The results show that the Tacit Knowledge Questionnaire for Platoon Commanders and the Multifactor Leadership Questionnaire have adequate levels of consistency, emerging as useful tools for psychological assessment in the study of command and leadership competencies. Tacit knowledge is a second rate onedimensional construct, represented by four first rate factors: (1) to motivate and be concerned about the subordinates, (2) to influence and deal with the immediate superior, (3) to manage the self towards the subordinates, and (4) to manage the self towards the immediate superior. The results suggest an increase in overall tacit knowledge over the years with gained experience. The transformational leadership exerts significant effects on the Platoon's efficiency, satisfaction and extra effort. The integration of the two models under consideration shows that tacit knowledge in the 5th year is predictive of the transformational and transactional leadership style used in the first experience of command and opposed to the passive-avoidant leadership style. Overall, these results clarify the influence of tacit knowledge in the styles of leadership and the importance of these variables in the promotion and development of competencies of command.
Document Type Doctoral Thesis
Advisor(s) Duarte, Maria Eduarda, 1955-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU