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Qualidade nas respostas sociais de creche e pré-escolar : relação escola-família

Author(s): Barreiros, Filipa Fidalgo cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/957

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Relação escola-família; Envolvimento dos pais; Desenvolvimento da criança; Teses de mestrado - 2008


Description
Tese de mestrado integrado em Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde/Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 O presente estudo é de natureza exploratória e tem como objectivos: a) analisar os indicadores de Qualidade que são identificados pela amostra da população das respostas sociais de creche e de pré-escolar, do Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana; b) analisar a relação escola-família, no que concerne à comunicação e ao envolvimento parental. Este estudo é composto por uma abordagem quantitativa e outra qualitativa. No estudo quantitativo participaram 146 sujeitos, 78 dos quais relativos à Resposta Social de Creche e 68 relativos à Resposta Social de Pré-escolar. O instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação do Grau de Satisfação (Modelo de Avaliação da Qualidade, 2005). Os resultados do estudo quantitativo permitiram concluir que o indicador Comunicação é o que se encontra mais associado à satisfação geral com este serviço de apoio a crianças. No estudo qualitativo participaram duas famílias (clientes das Respostas Sociais de Creche e Pré-escolar) e os dois cuidadores respectivos, tendo os quatro sujeitos sido alvo de uma entrevista semi-directiva. Os resultados demonstram que a comunicação eficaz e positiva é promotora de uma relação escola-família saudável e frutífera, que conduz a práticas de envolvimento parental benéficas para o desenvolvimento da criança. The objectives of this exploratory study are: a) to analyze the Quality components identified by the Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana kindergarten and infant population sample; b) to analyze the schoolfamily relationship concerning communication and parental involvement. This work is composed of quantitative and qualitative approaches. A total of 146 subjects have participated in the quantitative study, 78 of which from the infant sample, and 68 from the kindergarten sample. The tool used was the Questionário de Avaliação do Grau de Satisfação (Modelo de Avaliação da Qualidade, 2005). The results from the quantitative study allowed us to conclude that Communication is the most associated component to general satisfaction with this child support service. Two families (clients of the infant and kindergarten services) and the respective caretakers participated in the qualitative study, where they were interviewed in a semi-directive fashion. Results demonstrate that effective and positive communication promotes a healthy and fruitful school-family relationship, which leads to parental involvement practices beneficial for the child development.
Document Type Master Thesis
Advisor(s) Ribeiro, Maria Teresa, 1962-
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