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Responsabilidade social corporativa : impacto nos comportamentos de cidadania o...

Author(s): Noronha, Ana Margarida Toledo do Canto e cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9516

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Responsabilidade social; Cidadania organizacional; Identificação organizacional; Teses de mestrado - 2013


Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 O presente estudo tem como objectivo investigar o impacto da responsabilidade social corporativa nos colaboradores da organização, através da análise da relação entre a percepção das práticas de responsabilidade social corporativa, os comportamentos de cidadania organizacional e a identificação organizacional. É apresentado um quadro de referência teórico que integra modelos e concepções relativos aos três conceitos e são testadas as hipóteses formuladas. Os dados para testar as hipóteses foram recolhidos através da aplicação de três questionários a 114 indivíduos, colaboradores de duas empresas do sector secundário da economia portuguesa. Os resultados revelam relações positivas entre todas as variáveis em estudo e indicam que a dimensão da responsabilidade social corporativa que está orientada para os colaboradores é a que tem maior impacto nos comportamentos de cidadania organizacional. Não se verifica um efeito de mediação da identificação organizacional na relação entre a responsabilidade social corporativa e os comportamentos de cidadania organizacional, no entanto, os sólidos argumentos teóricos a favor deste efeito sugerem a necessidade de conduzir posteriores investigações. Adicionalmente, o presente estudo inclui a tradução e adaptação, à população portuguesa, de um instrumento de medida das percepções sobre a responsabilidade social corporativa. The present study aims to explore and provide further understanding on the impact of corporate social responsibility on organization’s employees, through the analysis of the relationship between perceived corporate social responsibility, organizational citizenship behaviors and organizational identification. A framework including theories and approaches related to the three concepts is presented and the hypotheses are tested. The data was collected through the application of three questionnaires to a sample of 114 workers of two companies operating in the secondary sector of economy. The results indicate the existence of positive relationships between the three studied variables and the stronger impact of the dimension of corporate social responsibility directed at employees on organizational citizenship behaviors. A hypothesized mediation effect of organizational identification on the relationship between corporate social responsibility and organizational citizenship behaviors was not confirmed, however, the solid theoretical arguments suggest the need to proceed with further investigations. Additionally, the present study includes the translation and adaption of a corporate social responsibility’s instrument to the Portuguese population.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rafael, Manuel, 1962-
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