Autor(es):
Noronha, Ana Margarida Toledo do Canto e
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9516
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Responsabilidade social; Cidadania organizacional; Identificação organizacional; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 O presente estudo tem como objectivo investigar o impacto da responsabilidade social
corporativa nos colaboradores da organização, através da análise da relação entre a
percepção das práticas de responsabilidade social corporativa, os comportamentos de
cidadania organizacional e a identificação organizacional. É apresentado um quadro de
referência teórico que integra modelos e concepções relativos aos três conceitos e são
testadas as hipóteses formuladas. Os dados para testar as hipóteses foram recolhidos
através da aplicação de três questionários a 114 indivíduos, colaboradores de duas
empresas do sector secundário da economia portuguesa. Os resultados revelam relações
positivas entre todas as variáveis em estudo e indicam que a dimensão da
responsabilidade social corporativa que está orientada para os colaboradores é a que tem
maior impacto nos comportamentos de cidadania organizacional. Não se verifica um
efeito de mediação da identificação organizacional na relação entre a responsabilidade
social corporativa e os comportamentos de cidadania organizacional, no entanto, os
sólidos argumentos teóricos a favor deste efeito sugerem a necessidade de conduzir
posteriores investigações. Adicionalmente, o presente estudo inclui a tradução e
adaptação, à população portuguesa, de um instrumento de medida das percepções sobre
a responsabilidade social corporativa. The present study aims to explore and provide further understanding on the impact of
corporate social responsibility on organization’s employees, through the analysis of the
relationship between perceived corporate social responsibility, organizational
citizenship behaviors and organizational identification. A framework including theories
and approaches related to the three concepts is presented and the hypotheses are tested.
The data was collected through the application of three questionnaires to a sample of
114 workers of two companies operating in the secondary sector of economy. The
results indicate the existence of positive relationships between the three studied
variables and the stronger impact of the dimension of corporate social responsibility
directed at employees on organizational citizenship behaviors. A hypothesized
mediation effect of organizational identification on the relationship between corporate
social responsibility and organizational citizenship behaviors was not confirmed,
however, the solid theoretical arguments suggest the need to proceed with further
investigations. Additionally, the present study includes the translation and adaption of a
corporate social responsibility’s instrument to the Portuguese population.