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Interesses vocacionais dos alunos do 9º ano da Guiné-Bissau : um estudo de vali...

Autor(es): Sampaio, Severino da Cruz cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9478

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Interesses vocacionais; Orientação profissional; Orientação escolar; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 A dissertação parte do debate teórico em torno dos interesses vocacionais, interrogando o seu significado para os adolescentes. Discute-se, em particular, a Teoria de Interesses e das escolhas vocacionais de Holland, no âmbito da Orientação da Carreira. Evidencia-se, nesta teoria, a introdução de uma classificação de seis tipos de personalidade vocacionais (RIASEC), que permite agrupar os indivíduos de acordo com a sua auto-análise. Os ambientes como cursos e profissões podem também ser organizados pela mesma tipologia RIASEC. O estudo empírico foi realizado com os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade em Bissau. A amostra é constituída por 247 participantes de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos, que frequentam dois liceus privados. Com este estudo, pretende-se analisar as propriedades psicométricas do Inventário de Interesses e Exploração Auto-Dirigida (SDS) e averiguar se a teoria de interesses de Holland (RIASEC) tem aplicabilidade nos adolescentes da Guiné-Bissau. Os resultados replicam os estudos anteriores e indicam índices de precisão e validade para a medida dos interesses SDS, no contexto cultural da Guiné Bissau. The dissertation part of the theoretical debate around the vocational interests, questioning its meaning its meaning for teenagers. It discusses in particular the Theory of Interest and the vocational choices of Holland, under the Career Guidance. It is evident, in this theory, the introduction of a classification of six vocational personality types (RIASEC), which allows grouping individuals according to their self-analysis. Environments such as courses and professions can also be organized by the same RIASEC typology. The empirical study was conducted with students who attend the 9thgrade in Bissau.The sample consisted of 247 participants of both sexes, aged 14 years, attending two private high schools. This study aims to examine the psychometric properties of the Inventory of Interests and Self-Directed Exploration (SDS) and see if the theory of Holland interests (RIASEC) has applicability in adolescent in Guinea-Bissau. The results replicate previous studies and indicate levels of reliability and validity for the measurement of interests SDS, in the cultural context of Guinea Bissau.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Teixeira, Maria Odília, 1957-
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