Autor(es):
Ferreira, Luana Cunha
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/942
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Crianças em risco; Formação parental; Negligência infantil; Teses de mestrado
Descrição
Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 A formação parental surge como uma resposta às necessidades das famílias, particularmente às famílias multidesafiadas e/ou em contextos de risco. Através de uma abordagem eco-sistémica, esta investigação propõe-se avaliar um curso de formação parental do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Associação Nós, que acompanha famílias com crianças e jovens em risco de maus-tratos e negligência. Utilizando estratégias inspiradas nos princípios do Inquérito Apreciativo e da Grounded Theory, assim como um instrumento de avaliação dos estilos parentais, esta investigação tem como objectivo central gerar pistas de reflexão para uma intervenção mais eficaz nas diversas questões relacionadas com a parentalidade em contextos de risco. Através das entrevistas apreciativas, foi possível identificar o que foi mais valorizado pelos pais utentes e pelos técnicos no curso, assim como o sue impacto percebido. Desta forma, são propostas linhas de acção focadas na promoção da co-construção do curso com os pais, na promoção da participação masculina, na auto-gestão do grupo de pais e no desenvolvimento do apoio social, assim como outros temas relacionados com o envolvimento parental, os recursos comunitários e o desenvolvimento pessoal dos pais. Parent training is a reply to the needs of families, particularly regarding multichallenged families and/or families in risk contexts. Through an eco-systemic approach, this study aims to evaluate a parent training program developed by Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Associação Nós, an organization that targets families with children and youth that are at risk from abuse and neglect. Using strategies inspired in Appreciative Inquiry and Grounded Theory, as well as a parenting style assessment tool, this study seeks to generate reflection clues for a more effective intervention concerning parenthood in risk contexts. The most valued issues by the parents and the professionals, along with the perceived impact of the program, were unveiled through the appreciative interviews. Hence, specific directions for future interventions are proposed, with a focus on issues like the co-construction of the program with the parents, promotion of father participation, self-management of the parent group and development of social support, along with other issues related with parental involvement, community resources and the personal development of the parents.