Autor(es):
Rodrigues, Marta Cristina Lima
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9409
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Género de comunicação; Conhecimento; Informação; Organizações; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado em Informática, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 A dissertação apresenta um estudo sobre a aplicação da teoria dos géneros em contexto empresarial. A vantagem competitiva das empresas, no contexto económico-social dos dias de hoje, baseia-se no capital humano e no conhecimento que os seus funcionários possuem. A comunicação organizacional torna-se um fator essencial, por si só, para contribuir na melhoria da comunicação entre equipas, mas também para induzir ou apoiar outras mudanças na empresa. É neste contexto que se irá realizar um estudo, à luz da teoria dos géneros, com a observação, recolha e análise de dados de uma pequena empresa de Serviços de Contabilidade de Lisboa.
O objectivo desta dissertação é realizar um estudo, utilizando os conceitos de género de comunicação, género de email e género reunião, e a partir dos resultados obtidos, em consecutivas análises, conclusões e observações, desenvolver um projecto que sirva de plataforma para uma futura construção e implementação uma aplicação empresarial. Esta deverá minorar, em alguns casos, ultrapassar as dificuldades quotidianas, possibilitando o desenvolvimento e crescimento organizacional. This dissertation presents a study on the application of gender theory in the business context. The competitive advantage of companies in the social-economic context of today is based on human capital and the knowledge that their employees possesses. The organizational communication becomes an essential factor in itself, contributing to the improvement of communication between teams, but also to induce or support other changes in the company. It is in this context that we will conduct a study, using the theory of gender’s, with the observation, collection and analysis of data from a small company of Accounting Services in Lisbon.
The aim of this thesis is to conduct a study using the concepts of gender communication, mail and meeting, and from the results obtained in the analyzes built a sketch of a project that could serve as a platform for a future construction and implementing of an enterprise application. This should ease, and in some cases exceed the daily difficulties, enabling the development and organizational growth.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Guimarães, Nuno Manuel de Carvalho Ferreira, 1960-; Carriço, Luís, 1963-