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Percepção do risco e implementação de uma cultura de segurança: construindo com...

Autor(es): Machado, André Bruno Marques Luís Martins, 1960- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9352

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Percepção do risco; Gestão do risco; Segurança humana; Resiliência (Psicológica); Teses de mestrado - 2012


Descrição
Geografia - População, Sociedade e Território, Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2012 Muitos estudos de distribuição espacial dos riscos têm recentemente colocado ênfase nas áreas de elevada concentração populacional ou em localizações inadequadas de actividades humanas com a preocupação de apoiar o ordenamento do território no que respeita aos processos de avaliação, comunicação e gestão dos riscos. Outros, mais raramente, encaram a percepção do risco como determinante na avaliação e integração dos riscos nos quotidianos da população e, como tal, fundamental para que os processos de decisão na implementação de acções preventivas e mitigadoras destinadas a incrementar os níveis de segurança se tornem mais transparentes, democráticos e eficazes. As percepções individuais dos riscos, profundamente enraizadas nas emoções pessoais e no contexto social, devem ser também consideradas, conjuntamente com as características físicas e humanas dos territórios do seu quotidiano. Uma abordagem integrada destas dimensões constitui uma concepção pertinente na eficácia das estratégias de sensibilização, apreensão, comunicação, gestão e mitigação dos riscos. Actualmente, os modelos de prevenção e de resposta aos desastres incorporam a ideia de resiliência, conceito que nas Ciências Sociais caracteriza os indivíduos e as comunidades que, apesar de estarem expostas a situações e ambientes adversos e hostis, conseguem resistir e ultrapassar as dificuldades experienciadas nessas situações. Em contexto escolar, o factor decisivo para uma resposta adequada à emergência encontra-se na preparação e prevenção antecipadas. Contudo, para que exista uma cultura de segurança na Comunidade Educativa é necessário que a população envolvida sinta uma efectiva preocupação com a sua própria segurança, promovendo de forma activa e consciente as medidas de autoprotecção, convertendo-se assim no primeiro agente de protecção civil, não só na escola, como também nos mais diversos contextos, contribuindo assim para que esta se torne resiliente. Esta dissertação centra-se nos factores que intervêm e condicionam a percepção e o comportamento aos riscos por parte dos diferentes elementos que constituem a Comunidade Educativa da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa. A realização de entrevistas e de um inquérito estruturados em torno de temas considerados pertinentes, permitiu a análise das práticas e representações da Comunidade Educativa face a um conjunto diversificado de riscos. Procurou-se conhecer como a sua percepção pode ser importante para determinar a definição de medidas eficazes de sensibilização, gestão, mitigação e resiliência aos riscos, nomeadamente de incêndio e de sismo no espaço escolar, de modo a que a Comunidade Educativa responda de forma efectiva a um acontecimento perigoso. Contribuir para aumentar a segurança, salvar vidas, identificar áreas que necessitem de reforço, minimizar os danos patrimoniais e recuperar física e psicologicamente no mais curto espaço de tempo possível, são os objectivos da dissertação para potenciais aplicações de políticas de prevenção e socorro em estabelecimentos escolares. Abstract Many studies on spatial distribution of risk have recently placed their emphasis on areas of high population density or on inadequate location of human activities, a result of their concern with the support for spatial planning, as regards risk assessment, communication and management processes. Others, much less frequent, have considered the perception of risk as a determinant in risk assessment and integration in the everyday life of populations, and as such fundamental to make decision processes of implementation of prevention and mitigation measures to improve security levels more transparent, democratic and effective. Individual risk perceptions, deeply rooted in personal emotions and social context, must also be taken into consideration, together with the physical and human characteristics of their everyday life territories. An integrated approach of these dimensions constitutes a relevant insight into the effectiveness of risk apprehension, communication, management and mitigation strategies. The current models of disaster prevention and response incorporate the idea of resilience, a social science concept that characterizes individuals and communities which, in spite of being exposed to adverse and hostile circumstances and environments, manage to resist and overcome the difficulties experienced in those situations. In the school context, the decisive factor in an adequate emergency response lies in advance preparation and prevention. However, in order to put in place a security culture in the school community it is necessary for the population involved to feel real concern for its own security, actively and conscientiously promoting self-protection measures, thus becoming the first agent of civil protection, not only at school but also in the most diverse contexts, therefore making it resilient. This dissertation focuses on the factors that intervene and shape risk perception and behaviour on the different elements of the school community at Escola Secundária Eça de Queirós in Lisbon. The interviews carried out and surveys, both structured around topics deemed relevant, have made it possible to analyse the school community's practices and representations regarding a diversified group of risks. We have tried to understand how its perception may be relevant to raise awareness of efficient risk management, mitigation and resilience measures, namely as regards fire and earthquake risks in the school area, so that the school community may be able to respond efficiently to a dangerous situation. The aims of this dissertation are therefore to contribute to boost security, save lives, identify weak areas, minimize patrimonial damage and recover physically and psychologically in the shortest possible time period, and to lead to potential prevention and rescue policy measures in schools.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Queirós, Margarida, 1964-
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