Autor(es):
Rodrigues, Carina Filipa Esperança Pedro, 1983-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/921
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos; Terceira idade - Portugal; Animação socio-cultural; Educação não formal; Relatório de estágio - 2009
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 O projecto Animação de Séniores resultou de um estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação e dirigiu-se a pessoas da terceira idade. Nasceu a partir de uma iniciativa educativa desenvolvida numa Universidade Sénior, que tem apostado na construção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Este projecto assume-se como relevante no âmbito da Animação Sociocultural, pois constitui uma resposta educativa e social para alguns dos problemas que se fazem sentir: envelhecimento populacional, o aumento da esperança média de vida, o aumento do tempo livre. Investigação realizada tem demonstrado que a implementação de acções educativas nesta idade é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades mentais e psicológicos dos séniores. O projecto Animação de Séniores teve como principais objectivos ocupar os tempos livres dos séniores de forma útil e pedagógica, a partir da concepção e dinamização de actividades pessoais, sociais, comunicacionais e com recurso ao computador. As sessões eram planeadas de forma flexível, partindo dos gostos, interesses, motivações, objectivos e histórias de vida dos sujeitos. Partiu-se de uma modalidade educativa não formal, da valorização da experiência dos séniores, e dos princípios da formação de adultos para proporcionar ao público envolvido uma aprendizagem mais significativa. Durante o projecto, os séniores participaram em diversos trabalhos através do seu saber-saber, saber-fazer e saber-ser, tais como: construção e dinamização de uma página pessoal (blogue), exposição virtual; debates; poemas; receitas; provérbios, entre outros. The "Animação de Séniores" project sprung from an internship that carried out as part of theMaster in Sciences of Education and was directed towards elderly people. It developed from an educational initiative developed at a University for Seniors that has focused on building opportunities for lifelong learning. This project finds its relevance in the context of Sociocultural Animation, in that it responds to some of the educational and social problems some that are felt: an aging population, an increase in the average life expectancy and of spare time. Research have shown that the offer of educational challenges at this age is crucial for the development and strengthening of mental and psychological abilities of senior citizens. The Animação de Séniors project's main objectives was to engage senior citizens in their leisure time in useful and educational activities, through the design and promotion of personal and social activities, communication and by promoting the use of the computer. The sessions were planned in a flexible manner, building on the preferences, interests, motivations, goals and life histories of these people. All the activities stemmed from a non-formal educational approach in which the experience of senior citizens was valued, and from the training principles of adult learning to make learning more meaningful to the public involved. During the project, the senior citizens participated in several activities through their know-how-toknow, know-how and know-how-to-be, such as in the construction and promotion of a personal page (blog), virtual exhibition, debates, poems, recipes, proverbs, among others.