Autor(es):
Carvalho, Catarina Cardoso Soares de, 1985-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/918
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos; Animação socio-cultural; Projectos de intervenção comunitária; Trabalhos de projecto
Descrição
Trabalho de projecto, Ciências da Educação (Formação de Adultos), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Ser Jovem, uma Aventura de Risco é um Projecto de Intervenção destinado aos jovens moradores do Bairro da Cruz Vermelha em Cascais. Pretende dar continuidade ao Projecto Aventura no Bairro, envolvendo a comunidade e as instituições locais, utilizando a animação sócio-cultural como um agente de mudança e transformação social, perspectivando-a como uma forma de intervir localmente e de apoiar e auxiliar um público-alvo desfavorecido, nem sempre visado ou abrangido pelas políticas educativas locais, através de estratégias pensadas e adequadas às suas necessidades. Com base no diagnóstico de necessidades percebeu-se que seria importante continuar a acompanhar os jovens deste bairro, desenvolvendo as suas competências sociais e pessoais. Assim, foi criado um rol de actividades que pretendem trabalhar estas competências perspectivando uma melhor integração na sociedade. The Project Ser Jovem, uma Aventura de Risco is addressed to young people and teenagers living in Bairro da Cruz Vermelha in Cascais. The aim of this Project is a certain continuity of the previous Aventura no Bairro Project, mixing and joining local community and institutions, using socio-cultural animation as an agent of change and social transformation, seeing all of this measures as a way of acting locally, supporting and helping needy and poor persons (our target public), not always helped and truly supported by local institutions, by well structured and reasonable strategies serving their interests and necessities. Based on a previous diagnosis of their necessities, we have realized that the most important thing in this project is the continuity to follow these teenagers of this neighborhood, developing their social and personal competences and skills. In this way, we have created a wide range of activities which can stimulate their skills allowing a better and smoothly way of integration in the society.