Detalhes do Documento

Colaborar em rede : uma estratégia para a consolidação de conceitos de redes de...

Autor(es): Pereira, Maria João Duarte, 1981- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9138

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Redes de computadores; Trabalho colaborativo; Investigação-acção; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório procura mostrar o projeto de intervenção pedagógica “Colaborar em Rede: Uma Estratégia para a Consolidação de Conceitos de Redes de Comunicação”. Foi desenvolvido ao longo de cinco aulas, na disciplina de Redes de Comunicação, com alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de uma escola secundária. Teve como objetivo promover a aprendizagem e o trabalho colaborativo nos alunos, ensinando segundo pressupostos preconizados por Jerome Bruner. Adotou-se a metodologia de investigação segundo o paradigma da investigação-ação o que im-plicou por parte da professora em avaliação o constante planear, atuar, observar e refletir sobre a sua prática letiva com vista a atingir o objetivo visado. Incidiu na aprendizagem pela descoberta, fazendo a ponte entre os conceitos científicos/teóricos sobre Redes de Computadores, lecionados no início do módulo, em articulação com o desenvolvimento de quatro propostas de trabalho de cariz prático. Na intervenção, a avaliação realizada foi especialmente formativa tendo de-corrido ao longo das aulas, assumindo um caráter regulador das aprendizagens. Pri-mou-se pelo feedback e pelo papel orientador da professora. Considerou-se ainda a autoavaliação e a heteroavaliação dos alunos. Os resultados enunciam que o objetivo de promover as aprendizagens com as condicionantes apresentadas foi satisfatoriamente atingido ainda que se tenha sentido algum desafio na lecionação de conceitos que exigiam um maior nível de abstração na compreensão por parte dos alunos, daí a conjugação com a prática ter feito toda a diferença no caminho para a construção das aprendizagens. This report presents a pedagogical intervention project "Collaboration in a Network: A Strategy for the Consolidation of Concepts about Communication Net-works”. The intervention was developed over five class periods among 10th grade students in the discipline “Communication Networks”, a curricular subject of the technical/professional course “Management and Scheduling Systems Technician”. The intervention had as its main objective the promotion of learning and col-laborative work among students. Teaching was guided by the precepts advocated by Jerome Bruner’s theory of instruction. We adopted the paradigm of action research methodology which implied a constant planning, acting, observing and reflecting on teaching practice in order to achieve the mentioned objective. The intervention focused on discovery learning, and attempted to bridge the gap between theoretical concepts about Computer Networks, taught at the beginning of the module. Four practical exercises were completed, in articulation with the theoretical concepts. Formative assessment was used throughout the classes, allowing self-regulation of the learning process. The teacher´s role was to guide and provide con-stant feedback. Moreover, self and hetero-assessment was also taken into considera-tion. The results indicate that the objective of promoting learning, within the con-straints presented, was satisfactorily achieved. We did sense a special challenge in the teaching of concepts that required a higher level of abstraction and understanding by the students. The connection of teaching with practice made all the difference in constructing pathways for new learning by the students.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Conboy, Joseph E.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia