Author(s):
Ferreira, Maria de Jesus, 1968-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9126
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): HTML; Investigação-acção; Linguagens de programação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática,
procura documentar a prática pedagógica realizada na Escola Secundária Gago Coutinho,
com uma turma de 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de
Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação.
Ao longo de 12 aulas de 50 minutos cada, esta prática de ensino supervisionada teve
como objetivo promover o ensino-aprendizagem e o trabalho colaborativo nos alunos, na
construção do seu conhecimento sobre os fundamentos básicos da linguagem HTML,
alicerçada na teoria de instrução preconizada por Jerome Bruner.
A professora adotou a metodologia de investigação-ação na sua intervenção
pedagógica, numa perspetiva permanente de reflexão e aperfeiçoamento do trabalho em
desenvolvimento, com vista a atingir o objetivo visado.
De acordo com este contexto, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a criação
de uma página Web estática, em HTML, sobre cidadania Europeia, onde os alunos
consolidaram os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas supervisionadas.
A avaliação realizada foi sobretudo formativa, tendo decorrido ao longo das aulas,
assumindo um caráter regulador das aprendizagens, onde o feedback e o papel orientador da
professora estiveram muito presentes. The present report, prepared as part of the requirements of the master degree in
Teaching of Computer Science, seeks to document pedagogical practice conducted at Gago
Coutinho Secondary School, Alverca, Portugal, with an 11th grade class of students in the
discipline of Communication Networks (a curricular unit of the professional course
Management and Systems Programming Technician .
Over 12 lessons of 50 minutes each, this supervised teaching practice sought to
promote teaching-learning and collaborative work among students in order for them to
construct their knowledge on the basics of HTML. Guiding the pedagogical work was the
theory of instruction developed by Jerome Bruner.
In order to achieve the desired goals, the teacher adopted an action-research
methodology in her pedagogical intervention, attempting to maintain a permanent
perspective of reflection and continuous improvement of her work,
Within this context, the teacher developed content and process activities in which the
students created static Web pages in HTML on the general topic of European citizenship.
Students learned and consolidated their knowledge during the supervised lessons.
Formative assessment was employed along the classes and assumed a regulating role
for the new knowledge, where feedback and the guiding role of the professor were always
present.