Document details

A voar pela Europa em HTML

Author(s): Ferreira, Maria de Jesus, 1968- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9126

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): HTML; Investigação-acção; Linguagens de programação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, procura documentar a prática pedagógica realizada na Escola Secundária Gago Coutinho, com uma turma de 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação. Ao longo de 12 aulas de 50 minutos cada, esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo promover o ensino-aprendizagem e o trabalho colaborativo nos alunos, na construção do seu conhecimento sobre os fundamentos básicos da linguagem HTML, alicerçada na teoria de instrução preconizada por Jerome Bruner. A professora adotou a metodologia de investigação-ação na sua intervenção pedagógica, numa perspetiva permanente de reflexão e aperfeiçoamento do trabalho em desenvolvimento, com vista a atingir o objetivo visado. De acordo com este contexto, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a criação de uma página Web estática, em HTML, sobre cidadania Europeia, onde os alunos consolidaram os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas supervisionadas. A avaliação realizada foi sobretudo formativa, tendo decorrido ao longo das aulas, assumindo um caráter regulador das aprendizagens, onde o feedback e o papel orientador da professora estiveram muito presentes. The present report, prepared as part of the requirements of the master degree in Teaching of Computer Science, seeks to document pedagogical practice conducted at Gago Coutinho Secondary School, Alverca, Portugal, with an 11th grade class of students in the discipline of Communication Networks (a curricular unit of the professional course Management and Systems Programming Technician . Over 12 lessons of 50 minutes each, this supervised teaching practice sought to promote teaching-learning and collaborative work among students in order for them to construct their knowledge on the basics of HTML. Guiding the pedagogical work was the theory of instruction developed by Jerome Bruner. In order to achieve the desired goals, the teacher adopted an action-research methodology in her pedagogical intervention, attempting to maintain a permanent perspective of reflection and continuous improvement of her work, Within this context, the teacher developed content and process activities in which the students created static Web pages in HTML on the general topic of European citizenship. Students learned and consolidated their knowledge during the supervised lessons. Formative assessment was employed along the classes and assumed a regulating role for the new knowledge, where feedback and the guiding role of the professor were always present.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Conboy, Joseph E.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU