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Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learni...

Author(s): Félix, Pedro Miguel Pimentel cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9124

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação e formação de adultos; Tecnologias e metodologias em e-learning; Processo de reconhecimento; Validação e certificação de competências; Reconhecimento de competências a distância; Teses de mestrado - 2012


Description
Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 O presente estudo exploratório visa determinar a viabilidade do recurso às TMeL no reconhecimento de competências a distância nos processos de RVCC, num CNO, no âmbito da EFA. As questões de investigação prendem-se com a percepção das vantagens e desvantagens (viabilidade) da utilização das TMeL no processo RVCC; as competências digitais dos elementos da equipa; a percepção do nível de formação e necessidades formativas da equipa; as práticas dos elementos da equipa com recurso às TMeL e relações existentes entre a utilização das TMeL no processo de RVCC e a realização do reconhecimento de competências a distância. Os participantes neste estudo são os elementos de uma equipa TP (profissionais de RVC e formadores) de um CNO, a sua coordenadora pedagógica e a directora. O estudo assumiu uma abordagem metodológica híbrida e os instrumentos aplicados foram o inquérito por questionário, aplicado aos elementos da equipa (visão operacional), e o inquérito por entrevista, aplicado à coordenadora (visão pedagógica) e directora (visão institucional). Os resultados obtidos permitiram concluir que: os recursos tecnológicos presentes na escola e as competências no domínio das TIC dos elementos da equipa são barreiras ultrapassadas; persistem barreiras relacionadas com os órgãos de gestão da escola/CNO; a formação dos docentes se afigura insuficiente e desadequada às necessidades; o fraco domínio das TIC e a falta de equipamento informático dos candidatos são outros obstáculos à utilização das TMeL. Do estudo em questão emergem novas linhas de investigação que permitem aprofundar esta problemática, nomeadamente ao nível da visão dos “alunos”, necessidades formativas, estratégias de gestão na escola, etc. This exploratory research investigates the possibility of using the E-Learning Technologies and Methodologies (EL-TM) in the adults’ competencies recognition at a distance in the Competencies Recognition Process (CRP), in a New Opportunities Center (NOC), within the Adults Education and Training Courses (AETC). The research questions relate to the perception of the advantages and disadvantages (feasibility) of the use of EL-TM in the CRP process; the digital skills of the team members; the consciousness of the team’s level of training and training needs; the team’s practices concerning the use of EL-TM and the correlation between the usage of EL-TM in the CRP and the recognition of competencies at a distance. A NOC nine members’ team participated in this research, including the NOC’s director and coordinator. A hybrid methodological approach was used in this research and the instruments used were the questionnaire, applied to the team members (operational point of view), and the interview, applied to the coordinator (pedagogical point of view) and the director (institutional point of view). The collected data show that the school’s technological resources and the team member’s digital skills no longer are obstacles to the use of the EL-TM. Nevertheless, obstacles related to the school/NOC management still persist. Also the teacher’s training is considered insufficient and not adequate to the needs. The candidates’ low digital skills and the lack of computer equipment are other obstacles to the use of the EL-TM. New lines of investigation that will allow exploring this subject emerge from this research, namely the “students” view, the training needs, the school management strategies, among others.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
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