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Aprender a ensinar : estudo comparado sobre currículos e práticas na formação i...

Autor(es): Rodrigues, Filomena do Rosário Alves, 1983- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9095

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação inicial de professores; Ensino das ciências - Portugal; Ensino superior - Portugal; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 A realidade escolar espelha as características globais, mutáveis e multiculturais da nossa sociedade atual. Desta forma, a formação inicial de professores constitui-se como o local privilegiado para a preparação de profissionais qualificados, dotados das competências necessárias para lecionarem nesta realidade. Com este estudo pretende-se perceber, através de uma análise comparativa, de que forma os currículos e as práticas de formação inicial de professores influenciam a qualidade do ensino das Ciências em duas instituições de ensino superior europeias (Universidade de Lisboa e Universidade de Malmo), que se situam em dois países (respetivamente, Portugal e Suécia) que apresentam indicadores educacionais significativamente diferenciados. O estudo empírico pauta-se por uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, cujo principal instrumento de recolha de dados foram as entrevistas semiestruturadas. Foram também recolhidos alguns dados através de observação e de análise documental. Para a análise dos dados, foram criados quatro domínios de análise, com base na categorização dos mesmos. Dois destes domínios dizem respeito à contextualização do estudo (caracterização dos participantes e caracterização da especialização docente) e os outros dois à análise comparativa do mesmo (caracterização da formação inicial e relação entre a formação inicial e a profissão docente). Conclui-se que os dois modelos de formação inicial em estudo permitem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências necessárias para o exercício da profissão docente, baseando-se numa filosofia reflexiva, que permite a construção da base da identidade docente. The school reality mirrors the global, changeable and multicultural characteristics of our current society. Therefore, the initial teacher training has a privileged position when it comes to preparing qualified professionals, endowed with the necessary skills to be able to teach in this reality. With this study, by making a comparative analysis, we intend to understand in what way initial teacher training curricula and practices influence Sciences’ teaching quality in two European higher education institutions (University of Lisbon and Malmo University), that are situated in two countries (respectively, Portugal and Sweden) that have significantly differentiated educational indicators. In the empirical study, a qualitative research methodology of multiple case study is used. The main data gathering instrument were semi-structured interviews. Some data were also gathered through observation and documental analysis. To be able to analyze the data, four analysis domains were created based on their categorization. Two of these domains concern the study contextualization (participants’ characterization and teaching specialization’s characterization) and the other two its comparative analysis (initial teacher training characterization and relation between initial teacher training and teaching profession). We were able to conclude that both initial teacher training models allow the necessary knowledge acquisition and skills development to pursue the teaching profession, focusing on a reflexive philosophy which allows the building of the teaching professional identity.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mogarro, Maria João, 1959-
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