Autor(es):
Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9089
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da leitura; Formação contínua de professores; Avaliação da formação; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O papel dos professores de 1ºciclo no desenvolvimento das competências da
leitura, desde sempre fundamental, tem sido nos últimos anos confrontado com a
necessidade de introduzir novas práticas capazes de despertar ou manter vivo o
estímulo dos alunos para a aprendizagem da leitura. Os resultados obtidos em
estudos internacionais que revelaram ser a fraca competência leitora, uma das
razões explicativas para os baixos índices de literacia revelados, fizeram com que
se organizasse um plano de formação a nível nacional com vista a uma melhoria
no ensino da leitura e da escrita. Neste sentido, debruçámo-nos neste estudo sobre
uma ação de formação integrada neste plano, tentando compreender o impacto
que esta originou nos seus formandos. Entendemos que as conceções destes
professores sobre a importância da leitura e o ensino desta aos alunos, seriam as
temáticas mais adequadas para percebermos os efeitos da formação nas suas
práticas pedagógicas. Sustentando a ideia da ocorrência de uma mudança,
procurámos saber como é que estes professores avaliaram a formação recebida.
Destacámos no nosso estudo as representações que considerámos mais
relevantes para o problema de investigação que traçámos, o qual incidiu sobre o
impacto da ação de formação integrada no PNEP, na prática pedagógica dos
professores. No nosso estudo verificámos que a formação contínua é essencial
para o desenvolvimento do professor independentemente do seu tempo na carreira
e que a ação de formação para o ensino do português, destinada a professores de
1º ciclo, foi, na opinião das nossas entrevistadas, de grande importância para
colmatar lacunas da formação inicial ou para introduzir novos conceitos e novas
práticas no ensino e na promoção da leitura. Verificámos também que o tempo de
duração de uma formação e a forma como esta é acompanhada, assim como o
contexto em que se desenvolve, são fatores de relevo na sua avaliação. K-4 teachers' role in the development of reading skills during the first school
years has always been considered fundamental. Recently teachers have been
confronted with the fact that new practices need to be introduced to maintain
students interest in the acquisition of reading skills. International studies have
shown that large numbers of children were reading below their age level (One of the
reasons why illiteracy level was so high). Consequently teacher practice
development plans were implemented nationwide in an attempt to raise the reading
and writing standards. We focused our attention on a particular course included on
this plan and studied it's impact on the teachers' practices. We assumed that the
teacher's inner believes about the importance of reading and writing for their
students were the core issue to begin to understand the impact of the course on
their practices. Believing that there was in fact a change on their practice we tried to
understand how these teachers assessed what they had learned. We highlighted
some representations that we considered relevant for our study, such as the impact
of the PNEP’s course on the teachers’ practice. We found that regardless of the
teachers’ years of experience this kind of teacher training is essential to good
practices in the classroom. According to the interviewees it was very important on
their performance not only by learning new concepts or clearing some concepts
acquired during the initial teacher formation. We also learned that the duration of
the courses, how it is planned and the context in wish is developed are important
factors in it’s evaluation.