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Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pe...

Autor(es): Correia, Henrique Manuel Santos, 1981- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9080

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Desenvolvimento de páginas web; Tecnologias da informação e da comunicação; Acessibilidade; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013 O relatório descreve o projeto de intervenção Acessibilidade Web nos Cursos Profissionais e a sua implementação na E. S. Padre António Vieira, numa turma do 12º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, no módulo Criação de Páginas Web da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. Os objetivos gerais do projeto foram: i) fomentar a reflexão sobre os problemas com que as pessoas com deficiência se deparam ao utilizar a Web, e ii) promover a perceção de que a Web deve poder ser utilizada por todos, independentemente da condição motora ou psíquica. O projeto visava dar resposta às seguintes questões: i) De que modo a avaliação de acessibilidade de Websites contribui para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos no programa da disciplina de TIC e do plano de intervenção?; e ii) Em que medida essa avaliação contribui para o desenvolvimento das competências previstas no programa de TIC? Ao longo da intervenção os alunos tiveram oportunidade de avaliar a acessibilidade de Websites, de forma manual e automática, utilizando ferramentas assistivas e uma grelha de testes e critérios. Adotou-se uma metodologia baseada em métodos quantitativos (recorrendo a questionários) para avaliar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências previstas, bem como o contributo do projeto para a alteração da perceção dos alunos em relação à disciplina. A análise dos dados recolhidos mostra que (i) os alunos atingiram os objetivos propostos, (ii) o seu grau de satisfação pela disciplina foi incrementado, e (iii) a avaliação de acessibilidade de Websites contribui para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento das competências previstas no programa da disciplina de TIC. This report describes the practical project “Internet Accessibility in Vocational Courses”. It was implemented at Escola Secundária Padre António Vieira with a 12th year class of the Vocational Course of Sociocultural Activities during the module “Creating Webpages” for the subject of Information and Communication Technology. Its objectives were: i) to promote reflection about the problems that handicapped people have to face when they use the Internet and ii) to promote the perception that the Internet should be able to be used by everyone, even if they have a physical or mental disability. This project was aimed to answer the following questions: i) How the assessment of the accessibility of websites contributes to complying with the learning objectives foreseen by the curriculum of the subject of ICT and this practical project?; and ii) How that assessment contributes to the development of skills foreseen in the curriculum of ICT? During this practical project, the students had the opportunity to evaluate, manually and automatically, the accessibility of websites by using assistive tools and a test chart and criteria. The quantitative method was adopted by using questionnaires to evaluate the accomplishment of the learning objectives and the development of the skills foreseen in the curriculum, as well as the contribution of the project to the transformation of the students’ perception pertaining to the school subject. The data collected reveals that (i) the students accomplished the objectives proposed, (ii) their level of satisfaction increased in the subject, and (iii) the assessment of the accessibility of websites contributes to the accomplishment of the learning objectives and to the development of the skills foreseen in the curriculum of ICT.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, João Filipe, 1950-
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