Autor(es):
Correia, Henrique Manuel Santos, 1981-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9080
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Desenvolvimento de páginas web; Tecnologias da informação e da comunicação; Acessibilidade; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013 O relatório descreve o projeto de intervenção Acessibilidade Web nos Cursos
Profissionais e a sua implementação na E. S. Padre António Vieira, numa turma do
12º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, no módulo Criação de
Páginas Web da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. Os
objetivos gerais do projeto foram: i) fomentar a reflexão sobre os problemas com que
as pessoas com deficiência se deparam ao utilizar a Web, e ii) promover a perceção
de que a Web deve poder ser utilizada por todos, independentemente da condição
motora ou psíquica.
O projeto visava dar resposta às seguintes questões: i) De que modo a
avaliação de acessibilidade de Websites contribui para o cumprimento dos objetivos
de aprendizagem previstos no programa da disciplina de TIC e do plano de
intervenção?; e ii) Em que medida essa avaliação contribui para o desenvolvimento
das competências previstas no programa de TIC?
Ao longo da intervenção os alunos tiveram oportunidade de avaliar a
acessibilidade de Websites, de forma manual e automática, utilizando ferramentas
assistivas e uma grelha de testes e critérios. Adotou-se uma metodologia baseada em
métodos quantitativos (recorrendo a questionários) para avaliar o cumprimento dos
objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências previstas, bem
como o contributo do projeto para a alteração da perceção dos alunos em relação à
disciplina.
A análise dos dados recolhidos mostra que (i) os alunos atingiram os
objetivos propostos, (ii) o seu grau de satisfação pela disciplina foi incrementado, e
(iii) a avaliação de acessibilidade de Websites contribui para o cumprimento dos
objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento das competências previstas no
programa da disciplina de TIC. This report describes the practical project “Internet Accessibility in
Vocational Courses”. It was implemented at Escola Secundária Padre António Vieira
with a 12th year class of the Vocational Course of Sociocultural Activities during the
module “Creating Webpages” for the subject of Information and Communication
Technology. Its objectives were: i) to promote reflection about the problems that
handicapped people have to face when they use the Internet and ii) to promote the
perception that the Internet should be able to be used by everyone, even if they have
a physical or mental disability.
This project was aimed to answer the following questions: i) How the
assessment of the accessibility of websites contributes to complying with the learning
objectives foreseen by the curriculum of the subject of ICT and this practical
project?; and ii) How that assessment contributes to the development of skills
foreseen in the curriculum of ICT?
During this practical project, the students had the opportunity to evaluate,
manually and automatically, the accessibility of websites by using assistive tools and
a test chart and criteria. The quantitative method was adopted by using
questionnaires to evaluate the accomplishment of the learning objectives and the
development of the skills foreseen in the curriculum, as well as the contribution of
the project to the transformation of the students’ perception pertaining to the school
subject.
The data collected reveals that (i) the students accomplished the objectives
proposed, (ii) their level of satisfaction increased in the subject, and (iii) the
assessment of the accessibility of websites contributes to the accomplishment of the
learning objectives and to the development of the skills foreseen in the curriculum of
ICT.