Autor(es):
Patrocinio, Lilia Valentinova Mileva , 1983-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9079
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Imprensa periódica; Ensino da língua espanhola; Competência comunicativa (Linguística); Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português-Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 A imprensa escrita é um documento autêntico, que reflecte a actualidade
espanhola em todas as suas dimensões e, para além disso, reúne uma série de
particularidades, que a transformam num instrumento valioso para a aprendizagem
de uma língua estrangeira. A sua enorme riqueza e variedade, a nível temático,
linguístico e cultural, proporcionam-lhe um grande potencial didáctico,
possibilitando que seja utilizada como material de suporte para a introdução de
conteúdos variados e para o desenvolvimento de competências linguísticas e
comunicativas.
O presente relatório tem por objectivo evidenciar esta dimensão multifacetada,
que caracteriza a imprensa e o seu principal foco de atenção residirá em explicar e
exemplificar de que forma podemos utilizar os textos jornalísticos para enriquecer e
diversificar as nossas aulas e motivar os nossos alunos para o estudo da língua
espanhola. Para isso é, aqui, apresentado o trabalho desenvolvido com os alunos da
Escola Luís Freitas Branco, no âmbito do programa de Mestrado em Ensino da
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que tem por base teórica a
abordagem por tarefas e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos,
com recurso à imprensa. La prensa es un documento auténtico que refleja la actualidad española en
todas sus dimensiones y reúne una serie de particularidades que la convierten en un
valioso instrumento para el aprendizaje de una lengua extranjera. Su enorme riqueza
y variedad, a nivel temático, lingüístico y cultural, permiten que la prensa asuma un
gran potencial didáctico y sea utilizada como un material de suporte para la
introducción de contenidos variados y para el desarrollo de las diferentes destrezas
lingüísticas y comunicativas.
Esta memoria se centra, precisamente, en esta dimensión multifacética, que
caracteriza la prensa, visto que su principal objetivo es ejemplificar en qué medida
podemos utilizar los textos periodísticos para enriquecer y diversificar nuestro
trabajo en clase y motivar nuestros alumnos para el aprendizaje del español. El
presente informe se sustentará en los conceptos teóricos del enfoque comunicativo y
la enseñanza mediante tareas con recurso a la prensa, evidenciando el trabajo
realizado con un grupo de estudiantes de la escuela Luís Freitas Branco, en el ámbito
del programa de la Maestría en Enseñanza que ofrece la Facultad de Letras de la
Universidad de Lisboa.