Autor(es):
Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9072
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação contínua de professores; Necessidades de formação; Modelos de formação; Desenvolvimento profissional; Relatórios de estágio de mestrado - 2011
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Este estudo pretende contribuir para a reflexão da formação profissional contínua de
professores, num quadro de identificação e análise das necessidades como suporte para
o planeamento da formação contínua de professores.
Para tal, foi realizada a caracterização dos docentes do ensino público do Concelho de
Odivelas, quanto as suas necessidades de formação, no sentido de dar pistas ao
planeamento das actividades desenvolvidas pelo Centro de Recursos e Animação
Pedagógica de Odivelas - Divisão de Educação da Câmara Municipal de Odivelas no
âmbito do Projecto de Estágio do Ciclo Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da
Educação.
Seguindo uma abordagem de cariz quantitativo, a técnica de recolha de dados utilizada
neste trabalho foi o inquérito por questionário, com o objectivo de conseguir recolher o
maior número de opiniões acerca das necessidades de formação.
A aplicação do inquérito decorreu online, tendo em consideração o custo, o tempo e
também a abrangência, de forma a garantir uma taxa de resposta aceitável para o estudo.
Os dados foram recolhidos durante o mês de Maio de 2011, tendo sido solicitado a
todos os docentes do ensino público do Concelho de Odivelas que respondessem ao
questionário.
Os principais resultados deste estudo foram num primeiro momento a caracterização
dos inquiridos quanto ao posicionamento face à profissão, às metodologias de ensino e à
representação da formação. Num segundo momento, os dados recolhidos permitiu-nos
identificar ainda as necessidades de formação destes professores a partir das
competências profissionais que apresentam maiores dificuldades de mobilização e dos
temas de interesse que os inquiridos enunciaram. E ainda, identificar quais as
modalidades de formação que os inquiridos elegem quando procuram a formação. This study aims to contribute to the reflection of the continuing training of teachers, a
framework for identifying and analyzing needs and planning support for the training
of teachers.
To this end, we performed the characterization of teachers in public schools in the
municipality of Odivelas, as their training needs, to give clues to the planning
of activities by the Center for Educational Resources and Animation Odivelas -
Education Division of the City Council Odivelas under Project Stage cycle leading to
the Degree of Master of Science in Education.
Following a quantitative approach to nature, the technique of data collection used in
this study was to survey, with the aim of getting to collect as many opinions about
the training needs.
The implementation of the survey took place online, taking into consideration the cost,
time and also the range, to ensure an acceptable response rate for the study. Data
were collected during the month of May 2011, having been asked to all teachers
of public schools in the municipality of Odivelas to answer the questionnaire.
The main results of this study were initially questioned about the characterization of the
positioning on the profession, the teaching methodologies and the representation of the
training. Secondly, the data collected allowed us to identify further training
needs of teachers from the professional skills that have greater difficulty
in mobilizing and topics of interest that respondents have articulated. Also, identify
which types of training that respondents elect when they seek training.