Author(s):
Bettencourt, Vera de Lurdes Ataíde, 1978-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9061
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Geometria descritiva; Ensino da geometria; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório apresenta o resultado da pesquisa para a prática de ensino
supervisionada, que constitui o foco do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º
Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
A unidade didática escolhida insere-se nos conteúdos de interseção entre planos
lecionados na disciplina de Geometria Descritiva A. Consequentemente, a pesquisa
começa com a observação de aulas de geometria da turma J do 10º ano da Escola
Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes, passa por uma
investigação teórica, em pedagogia, sobre os problemas detetados, e culmina na
aplicação, através da prática de ensino supervisionada, das estratégias elaboradas
com o intuito de superar esses problemas.
A necessidade da visualização espacial consiste numa maior dificuldade dos alunos
na aprendizagem da disciplina. Assim, este relatório incide-se na visualização
espacial através de recursos mínimos que, consequentemente, lhe conferiu, em
parte, o título.
Para além da referida pesquisa, o relatório apresenta também o contexto da
disciplina e da escola que possibilitaram a prática de ensino supervisionada. The following report presents the results of the research for the practice of
supervised learning, which is the focus of the master degree in visual arts teaching,
in the Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes, in
Lisbon.
The teaching unit chosen is part of the intersection contents between planes taught
in the discipline of Descriptive Geometry. Consequently, the search begins with the
observation of the 10th year of Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico
de Pedro Nunes geometry classes, goes through theoretical research, in pedagogy,
on the problems detected, and culminates in the application of the strategies
presented, through the practice of supervised learning, in order to overcome these
problems.
The need for spatial visualization is a greater difficulty for students learning the
discipline. Thus, this report focuses on the spatial visualization using minimal
resources which, in part, is the explanation for its title.
Apart from this research, the report also presents the context of the discipline and
the school that allowed the practice of supervised learning.