Detalhes do Documento

Geometria descrítiva e visualização espacial através de recursos mínimos

Autor(es): Bettencourt, Vera de Lurdes Ataíde, 1978- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9061

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Geometria descritiva; Ensino da geometria; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório apresenta o resultado da pesquisa para a prática de ensino supervisionada, que constitui o foco do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A unidade didática escolhida insere-se nos conteúdos de interseção entre planos lecionados na disciplina de Geometria Descritiva A. Consequentemente, a pesquisa começa com a observação de aulas de geometria da turma J do 10º ano da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes, passa por uma investigação teórica, em pedagogia, sobre os problemas detetados, e culmina na aplicação, através da prática de ensino supervisionada, das estratégias elaboradas com o intuito de superar esses problemas. A necessidade da visualização espacial consiste numa maior dificuldade dos alunos na aprendizagem da disciplina. Assim, este relatório incide-se na visualização espacial através de recursos mínimos que, consequentemente, lhe conferiu, em parte, o título. Para além da referida pesquisa, o relatório apresenta também o contexto da disciplina e da escola que possibilitaram a prática de ensino supervisionada. The following report presents the results of the research for the practice of supervised learning, which is the focus of the master degree in visual arts teaching, in the Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes, in Lisbon. The teaching unit chosen is part of the intersection contents between planes taught in the discipline of Descriptive Geometry. Consequently, the search begins with the observation of the 10th year of Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes geometry classes, goes through theoretical research, in pedagogy, on the problems detected, and culminates in the application of the strategies presented, through the practice of supervised learning, in order to overcome these problems. The need for spatial visualization is a greater difficulty for students learning the discipline. Thus, this report focuses on the spatial visualization using minimal resources which, in part, is the explanation for its title. Apart from this research, the report also presents the context of the discipline and the school that allowed the practice of supervised learning.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Trindade, António de Oriol, 1967-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia