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Sistemas de informação geográfica no apoio às dragagens portuárias

Author(s): Canelas, Luísa Maria da Fonseca cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8988

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Sistemas de informação geográfica; Levantamentos hidrográficos; Portos; Dragagens; Base de dados geográficos; Administração do Porto de Lisboa; Teses de mestrado - 2012


Description
Tese de mestrado em Sistemas de Informação Geográfica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 Desde tempos remotos que os portos marítimos servem de ligação entre as diferentes civilizações e continentes, e são pontos de primordial importância para as trocas comerciais numa economia global. Com o aparecimento dos contentores, como unidade de volume de transporte, e a partir do momento em que o transporte marítimo se revelou o mais económico, a tecnologia naval focou-se na construção de navios cada vez maiores, com maior capacidade de transporte e com maior calado (navios de 5ª e 6ª geração, os super-contentores e super-petroleiros), de forma a possibilitar o transporte de um volume crescente de matérias-primas e de contentores. Este aumento de calado dos navios (actualmente ate 50 pes ou 15.5 metros e capacidade de 11,000 a 14,500 TEU – unidade de medida em quantidade de contentores) obrigou os portos ao aumento de profundidades compatíveis com esses calados nos canais de acesso, cais e docas de ancoragem, como medida imprescindível para a sua competitividade e sobrevivência económica. Para a obtenção da necessária profundidade e para a sua manutenção, os portos investem muito dinheiro em operações de dragagem. Para a fiscalização destas dragagens, assim como, para a verificação dos canais de acesso e cais de atracação, os portos realizam regularmente levantamentos hidrográficos (LH). Com o aparecimento dos sistemas de informação geográficos (SIG), como ferramenta de apoio a gestão, existem cada vez mais portos a implementarem este tipo de instrumentos, no sentido de organizar os dados de batimetria recolhidos nos LH e efetuar de uma forma eficiente cálculos e analises necessários ao planeamento e gestão dos projetos de dragagem. Apesar da Administração do Porto de Lisboa (APL) ser a líder nacional no movimento de navios e de abranger uma extensa área fluvial, não possui um SIG com capacidade de apoiar os projetos de dragagem e de gerir os seus custos. O objetivo deste trabalho e desenvolver ferramentas destinadas a informatização do histórico de LH que permita não só a organização dos dados respetivos, como também a sua utilização posterior em analises de taxas de sedimentação e de planeamento e gestão de dragagens na área de jurisdição da APL. Desta forma, tornar-se-á possível, entre outras possibilidades, planear operações de dragagem e calcular custos envolvidos anualmente na manutenção de cada concessão (área pertencente a APL cuja gestão foi entregue a terceiros). Numa primeira fase deste trabalho foi desenhado o modelo conceptual da informação que se pretende representar e criado o respetivo modelo relacional da base de dados (BD). Sistemas de Informação Geográfica no Apoio as Dragagens Portuárias A segunda etapa do trabalho consistiu no desenvolvimento de uma aplicação que cria a Base de Dados Geográficos (BDG) baseada no modelo conceptual desenhado e faz o seu preenchimento de forma semiautomática. Por fim, foi criada uma aplicação para o calculo da taxa de sedimentação, entre outros. Os dados utilizados neste trabalho foram fornecidos pela APL e incluem dados de LH realizados entre 2004 e 2008 na área geográfica compreendida entre o Terminal Multiusos do Beato e o Terminal Multiusos do Poço do Bispo. O software SIG utilizado neste trabalho foi o GeoMedia Professional (GP) comercializado pela Intergraph. O software utilizado para desenvolvimento dos comandos foi o Visual Basic 6 (VB6) comercializado pela Microsoft Corporation. Since ancient times that seaports serves as link between different civilizations and continents, and are the key points for trade in a global economy. With the advent of containers, as transport unit volume, and from the moment that shipping has proved to be the most economical, naval technology focused on building ever larger ships with greater transport capacity and greater drafts (5th and 6th generation vessels, the supercontainers and the supertankers), in order to enable the transport of an increasing volume of raw materials and containers. This vessels drafts increase (currently up to 50 feet or 15.5 meters and capacity from 11,000 to 14,500 TEU - unit of measure in container quantity) forced ports to increase depths compatible with these drafts on access channels, wharves and docks anchorage, as an essential measure for its economic survival and competitiveness. To obtain the required depth and for its maintenance, ports invest a lot of money in dredging operations. For the supervision of such dredging as well as for the verification of access channels and berthing quays, ports execute regularly hydrographic surveys (HS’s). With the advent of geographic information systems (GIS), as a tool to support the management, the number of ports implementing this type of instrument is growing, to organize the bathymetry data collected in HS’s and make efficiently calculations and analyzes necessary for the planning and management of dredging projects. Despite of Lisbon Port Authority (LPA) is a national leader in the movement of ships and cover a large fluvial area, does not have a GIS capable of supporting the dredging projects and manage their costs. The objective of this work is to develop tools for computerize historical HS's allowing not only the organization of the respective data, as well as its subsequent use in analyzes of sedimentation rates and the planning and management of dredging in the jurisdiction area of LPA. Thus, it will become possible, among other possibilities, to plan dredging operations and calculate annual costs involved in the maintenance of each concession (area belonging to LPA whose management was handed over to third parties). On the first stage of this work it was designed the conceptual model of the information that was intended to represent and created the respective relational model of the database (DB). The second stage of the study was to develop an application that creates the Geographical Database (GDB) based on the conceptual model designed and fills it in a semiautomatic way. Finally, it was developed an application for calculating sedimentation rate, among others. The data used in this work were provided by the LPA and include data from HS's executed between 2004 and 2008 in the geographic area between the Multipurpose Beato Terminal and Multipurpose Poco do Bispo Terminal. The GIS software used in this work was the GeoMedia Professional (GP) marketed from Intergraph. The software used for development of the command was Visual Basic 6 (VB6) marketed by Microsoft Corporation.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Antunes, Carlos Manuel Correia, 1965-
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