Document details

Desenho nos séculos XX e XXI:imagem, espaço e tempo

Author(s): Gantes, Manuel, 1967- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8949

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013; Picasso, Pablo, 1881-1973; Giacometti, Alberto, 1901-1966; Bonnard, Pierre, 1867-1947; Kline, Franz, 1910-1962; Pollock, Jackson, 1912-1956; Smithson, Robert, 1938-1973; Newman, Barnett, 1905-1970; Turrell, James, 1943-; Desenho; Luz; Espaço; Tempo; Memória


Description
Tese de doutoramento, Belas-Artes (Desenho), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2013 Esta tese teórico-prática debruça-se sobre transformações ocorridas no campo do desenho ao longo do século XX e início do XXI, com importantes implicações para o presente desta área central da prática artística. Desde a prática bidimensional do desenho até à conquista efectiva do espaço e do tempo, estudam-se obras que se entendem como paradigmáticas nesse percurso. Num primeiro momento a tese incide sobre aspectos das obras de Pablo Picasso, Alberto Giacometti e Pierre Bonnard, que contribuíram para renovar e manter a prática bidimensional do desenho; posteriormente são centrais as contribuições de Jackson Pollock, Franz Kline e Barnett Newman para a ampliação do âmbito do desenho. Além da representação, em direcção ao espaço e ao tempo mais vastos; as obras paradigmáticas de Robert Smithson e de James Turrell, respectivamente “Spiral Jetty” e “Roden Crater”, são reveladoras da conquista efectiva para o desenho de espaço e de tempo, entendidas estas variáveis num sentido concreto. Sem esquecer a diversidade de processos do desenho, a parte prática insiste na pertinência da manutenção da bidimensionalidade dentro do campo expandido do desenho. This teoretical and practical thesis is concerned with the transformations wich took place in the field of drawing during the past XX century and the beginning of the current century. Relating to these transformations paradigmatic works of art are studied, starting with bidimensionality towards the conquest of time and space. Important to the renovation of image in drawing, examples of the oeuvre of Pablo Picasso, Alberto Giacometti and Pierre Bonnard are considered. The works of Jackson Pollock, Franz Kline and Barnett Newman are central to the expansion of the field of drawing away from the figure towards space and time. “Spiral Jetty” and “Roden Crater”, seminal works from Robert Smithson and James Turrell, reveal true space and time as part of the new elements of drawing. Without forgetting the huge diversity of existing drawing practices, the practical side of the thesis insists on the relevance of maintaining a focus on image-making through drawing.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Saraiva, Pedro, 1952-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU