Autor(es):
Duque, Linda France Alonso, 1985-
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/891
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Animação socio-educativa; Educação pré-escolar - Portugal; Relatórios de estágio - 2008
Descrição
Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 O presente Relatório de Estágio de Natureza Profissional é focalizado na Componente de Apoio à Família no Ensino Pré-escolar, tem como principal característica o facto de ter proporcionado a oportunidade de estar presente na gestão da mesma (CAF), complementando a minha formação com uma vertente prática. O projecto de estágio teve ainda uma componente investigativa, pois pretendia também que fossem aprofundados procedimentos científicos (identificação de problemas, contextualização dos mesmos, procura de teorias e estudos que pudessem contribuir para o alargamento do nosso quadro teórico e para a resolução dos problemas identificados). Surge o Jardim-de-Infância de Alcabideche, do Agrupamento de Escolas de Alcabideche, onde foram aplicados questionários a Crianças, Pais e Monitoras com o intuito de conhecer e caracterizar a CAF e seu funcionamento, verificar qual a receptividade destas actividades, por parte das crianças e respectivas e quais os seus benefícios reais, detectar problemas e obstáculos à realização das actividades e tentar encontrar soluções para resolver e ultrapassar os mesmos. Claramente, com uma amostra tão pouco significativa não se podem tirar conclusões gerais, no entanto pela experiência que adquiri ao longo deste ano lectivo e principalmente com as observações que fiz no decorrer deste projecto de investigação, afirmo com convicção que uma das peças centrais para a concretização eficiente e eficaz desta nova medida de apoio às famílias são as monitoras responsáveis pela sua organização e animação. De facto, este tempo e espaço de animação sócio-educativa funciona bem em termos da vontade e das intenções de quem está no campo a pôr em prática as actividades, no entanto passa a ideia de que os recursos são escassos e nem sempre as crianças da CAF do Jardim-de-Infância de Alcabideche são vistas como uma prioridade. The present document is a report of a trainee project; it is focused on the support to the family pre-school component . One of its main characteristic is the fact that it gave me the opportunity to complement my education with a practical component, as I was able to participate and observe how the management of this support to the family pre-school component works. This trainee project also had an investigative purpose, as it was intended that the trainees acquired scientific procedures (problem identification, research of theories and studies that could bring more information about this thematic, and could help find solutions for the identified problems). This project was developed at Alcabideche's Pre-School (Kindergarden), where questionnaires where applied to the children, parent's and the support to the family pre-school component teachers. The main objectives were to fin out what this new component is, and what are the positive or negative effects it can have on these children, identify possible problems and try to find solutions. It is clear that with a small sample like this one, we can't take general conclusions, but with the experience I acquired with this project I can firmly say that the main pieces for this new component to work properly are the teachers responsible for it's organization and animation. It's a fact that at this pre-school this component works relatively well thanks to these young women that have good intentions and try very hard to do the best they can. Even though the idea that remains is that there are not enough supports, and that these activities are not seen as a priority.