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O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores no...

Author(s): Branco, Neusa Cristina Vicente, 1979- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8860

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013


Description
Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Este estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e do conhecimento da didática da Álgebra nos primeiros anos de escolaridade e analisar o desenvolvimento da sua identidade profissional, no âmbito de uma experiência de formação em Álgebra de carácter exploratório na formação inicial. O quadro teórico centra-se na Álgebra nos primeiros anos e no desenvolvimento do conhecimento na formação inicial de professores dos primeiros anos. Na discussão da Álgebra emerge o pensamento algébrico e a aprendizagem dos alunos nas suas vertentes. O desenvolvimento do conhecimento do professor é inicialmente discutido de um modo geral, articulando-o com o desenvolvimento da identidade profissional, e em seguida centra-se no desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial e do conhecimento do ensino da Álgebra. A experiência de formação em Álgebra decorre no 1.º semestre do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, articulando conteúdo e pedagogia numa abordagem exploratória na sala de aula. O estudo segue uma metodologia de design research na modalidade de experiência de ensino em que assumo o papel de professora e investigadora. Participam no estudo 20 formandos, sendo acompanhado com detalhe o trabalho desenvolvido por três formandas, Alice, Beatriz e Diana. As tarefas visando a articulação entre conteúdo e pedagogia e o trabalho de sala de aula privilegiando uma abordagem exploratória contribuem para a evolução da capacidade dos formandos de generalizar e de expressar essa generalização, bem como de agir sobre essa generalização, ainda que não de um modo tão expressivo. Além disso, há uma evolução muito significativa relativamente ao seu conhecimento do ensino da Álgebra nos primeiros anos, com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos nas diferentes vertentes. O desenvolvimento que se verifica no conhecimento de Alice, Beatriz e Diana não é idêntico. Esse desenvolvimento ocorre de um modo mais significativo no conhecimento matemático para ensinar em Alice e no conhecimento do ensino da Álgebra em Beatriz e Diana. Estas duas vertentes contribuem para o desenvolvimento da identidade de profissional das três formandas, evidenciando uma maior identificação com a prática do professor dos primeiros anos. This study aims to understand the development of algebraic thinking of prospective teachers and early childhood educators and knowledge of teaching algebra in the early grades and to analyze the development of their professional identity, under an algebraic course within an exploratory approach in a teacher education program. The theoretical framework focuses on Algebra in the early years and the development of knowledge in elementary teacher education program. In the discussion of Algebra emerges algebraic thinking and learning of students in its strands. The development of teacher knowledge is initially discussed in a general way, linking it with the development of professional identity, and then focuses on the development of algebraic thinking in teacher education program and knowledge of teaching algebra. The algebra course takes place in 1st Semester of the 3rd year of Bachelor in Elementary Education, articulating content and pedagogy in an exploratory approach in the classroom. The study follows a design research methodology with a teaching experience design wherein I assume the role of teacher and researcher. 20 prospective teachers participate in the study, being accompanied with detail the work of three of them, Alice, Beatriz and Diana. The tasks aimed the linking between content and pedagogy and classroom work focusing on an exploratory approach contribute to the development of the capacity of prospective teacher to generalize and to express this generalization, as well as to act on this generalization, even if not in so expressive way. Moreover, there is a very significant development regarding their knowledge of Algebra teaching in the early years, focusing on the development of algebraic thinking of students in various strands. The development that occurs in the knowledge of Alice, Beatriz and Diana is not identical. This development occurs more significantly in the mathematical knowledge for teaching in Alice and knowledge of teaching Algebra in Beatriz and Diana. These two components contribute to the development of professional identity of the three prospective teachers, revealing a greater identification with the teacher practice in early years.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ponte, João Pedro da, 1953-
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