Author(s):
Ferreira, Helena Sofia Pires, 1982-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8831
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino da geometria; Geometria descritiva; Perspectiva; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013 O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes
Visuais e descreve a intervenção realizada numa turma do 11º ano de Artes Visuais, no
âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A, e é referente à prática de ensino
supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras.
O projeto de estágio relaciona-se com o desenvolvimento das competências
espaciais, da imaginação e do desenho através da dinâmica da Perspetiva Linear,
enquanto tema transversal, para o apuramento de aptidões atinentes à Geometria
Descritiva. O objetivo da unidade didática foi desenvolver as capacidades criativas do
aluno e a sua própria construção do saber na área do desenho de imaginação, através da
realização de um projeto que englobasse vários campos artísticos como o design, as
artes plásticas, a cenografia, a ilustração ou a arquitetura.
O relatório organiza-se em três capítulos principais que estruturam e descrevem
todo o processo de investigação, conceção e aplicação do projeto de estágio. No
primeiro capítulo, Enquadramento Didático, apresentam-se os temas que fundamentam
os objetivos da unidade didática no contexto da disciplina. Seguindo-se o segundo
capítulo, Projeto de Estágio, em que é feito um enquadramento escolar de acordo com
os recursos humanos, físicos e materiais, assim como uma descrição do projeto que
relata a metodologia e estratégias adotadas durante a unidade didática. O último
capítulo, Concretização do Projeto, é dedicado ao relato das aulas lecionadas e à
avaliação, análise e interpretação dos resultados dos alunos, obtidos nas várias fases do
projeto. O relatório termina ainda com algumas considerações finais referentes à
experiência de ensino durante o estágio. This report was developed as part of a master's degree in Visual Arts Education
and describes the intervention performed in a class of the 11th grade of Visual Arts
within the discipline of descriptive geometry, concerning the practice of supervised
teaching developed in Quinta do Marquês High School in Oeiras.
The internship project deals with the development of spatial skills, imagination
and drawing through the dynamics of Linear Perspective as a cross-cutting theme for
the research into skills related to Descriptive Geometry. The goal of the didactic unit
was to develop the creative abilities of the student and their own construction of
knowledge by drawing from imagination, through a project that incorporates various
artistic fields such as design, fine arts, set design, illustration or architecture.
The report is organized in three main chapters that structure and describe the
whole process of research, design and implementation of the project. In the first chapter,
Didactic Framework, we present the themes that underlie the didactic unit‘s objectives
in the context of the discipline. The following chapter, Internship Project, presents a
framework of the school, concerning human, physical and material resources as well as
a description of the project addressing the methodology and strategies adopted during
the didactic unit. The last chapter, Implementation of the Project, focuses on the report
of the lessons taught as well as the evaluation, analysis and interpretation of the results
obtained by the students in the various phases of the project. The report ends with some
concluding remarks related to the teaching experience during the internship.