Author(s):
Araújo, Inês Filipa Meira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8811
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Afonso V, Rei de Portugal, 1432-1481; Tapeçarias flamengas - Pastrana (Espanha); Armas - Na arte; Portugal - História militar - séc.15; Arzila (Marrocos) - História - séc.15; Tânger (Marrocos) - História - séc.15; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013 As Tapeçarias de Pastrana formam um núcleo de quatro tapeçarias que representa a conquista das cidades marroquinas de Arzila, intituladas O desembarque em Arzila, O cerco a Arzila, O assalto a Arzila, e de Tânger, A entrada em Tânger, pelo rei português D. Afonso V. Estas mostram-se como uma das principais fontes sobre as campanhas militares portuguesas no Norte de África durante a centúria de quatrocentos.
Com este trabalho tivemos como objectivo realizar um levantamento de todo o armamento envergado pela hoste cristã nas Tapeçarias de Pastrana, de forma a melhor conhecermos o equipamento utilizado pelo exército português durante a segunda metade do século XV, e mais propriamente nas campanhas do Norte África. Para um mais fácil entendimento do estudo, dividimos o equipamento representado em vários grupos tipológicos: o armamento defensivo, onde são incluídas as protecções de cabeça, as protecções de corpo, as defesas exteriores e o armamento ofensivo, de que fazem parte as armas brancas, as armas de haste, as armas de propulsão muscular, as armas de propulsão neurobalística e as armas de propulsão pirobalística.
Com este elenco de armas, ambicionámos, por um lado compreender se o armamento representado nas tapeçarias é historicamente verosímil ou se tem alguma deturpação devido à criatividade do artista. E, por outro, perceber se o equipamento militar utilizado nos combates travados na Europa, nesse período cronológico, é o mesmo que foi envergado no Magrebe. Ou se existiu uma adaptação do exército e do seu armamento a um território com um clima e ambiente muito diferentes. ABSTRACT: The Pastrana Tapestries form a cycle of four tapestries representing the conquest of the Moroccan cities of Asilah, named Landing at Asilah, Siege of Asilah, Assault on Asilah, and Tangier, Fall of Tangier, by the Portuguese king D. Afonso V. These tapestries form one of the major historic sources of the Portuguese military campaigns in North Africa during the fifteenth century.
With this dissertation we aimed to conduct an inventory of all the armament worn by the Christian army represented in the Pastrana Tapestries, in order to better know the equipment used by the Portuguese forces during the second half of the fifteenth century, and more specifically in the North African campaigns. We divided the equipment shown in various typological groups in order to simplify the reader's understanding: the defensive arms, which includes head protections, body protections, exterior defenses and offensive arms, more specifically swords and daggers, pole arms, muscle-powered arms, crossbows and gunpowder artillery and handguns.
With this cast of arms, first, we intended to understand if the weapons depicted in tapestries are historically plausible or if there is any distortion because of the creativity of the artist. And, secondly, observe if the equipment used in battles fought in Europe at that period in time, is the same that was worn in the Maghreb. Or if the Portuguese army adapted its armaments to a territory with a very different climate and environment.