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O auto-controlo:sua influência no ajustamento psicossocial das crianças

Autor(es): Alves, Sandra dos Reis cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/878

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Auto controlo; Amizade; Comportamentos; Ajustamento psicológico; Teses de mestrado


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação O presente estudo procurou avaliar a eficácia dum Programa de Promoção de Assertividade e Competências Sócio Emocionais (PACSE), no auto controlo de crianças do primeiro e segundo ano de escolaridade. Utilizando o questionário de Auto Controlo de Kendall e Wilcox (1979), o Teacher Report Form (TRF) e o Child Behavior Checklist (CBCL) de Achenbach (1991), verificou-se que o programa não conduz as crianças a um maior auto controlo na sala de aula e em casa. Procurou-se ainda avaliar a importância do auto controlo no ajustamento psicossocial das crianças. Através dum instrumento sociométrico aplicado a turmas do segundo ano de escolaridade, analisaram-se os padrões de popularidade e as redes de amizade estabelecidas por crianças com baixo auto - controlo. Os resultados mostram que crianças percepcionadas como pouco auto controladas tendem a ser rejeitadas ou negligenciadas pelos seus pares, possuindo uma rede de amigos pouco diversificada e com poucas interacções de amizade mútua. Estudos correlacionais apontam ainda para uma correlação significativa positiva entre o auto controlo e a existência de problemas de internalização e externalização. Crianças com elevados níveis de auto controlo parecem registar menos problemas comportamentais e desenvolverem relações com os pares mais gratificantes. This study examined the efficacy of the Program Promoção de Assertividade e Competências Sócio Emocionais (PACSE) , in the self control of children from first and second grade. Individual differences in self control were assessed by using the Self Control Scale of Kendall & Wilcox (1979), the Teacher Report Form (TRF) and the Child Behavior Checklist of Achenbach (1991). These data show that the program do not further a higher self control to children in the classroom and at home. This study also investigate the contribution of self control in predicting children's adjustment problems and positive adjustment. Through a sociometric measure that was applied to children from second grade, this study analyzed the popularity and the relationships made by children with low self control. Results indicated that children with low self control are frequently rejected or neglected by peers, have less friends and little mutual relationships. The evidence show that low self-control was associated with externalization and internalization symptoms. It seems that children with high self control have less behavioral problems and more rewarding relationships with peers.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
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