Author(s):
Jesus, Ana Maria da Silva de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8641
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Psicologia do adolescente; Comportamento alimentar; Imagem corporal; Programas de prevenção; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 Com este trabalho pretendeu-se avaliar o impacto de um programa de prevenção de perturbações alimentares na adolescência – “Alimentación, modelo estético femenino y médios de comunicación. Cómo formar alumnos críticos en educación secundaria”® – relativamente a variáveis individuais e socioculturais consideradas de risco para o desenvolvimento de comportamentos alimentares perturbados. Quarenta adolescentes de ambos os sexos, de duas escolas do 8º ano de escolaridade, participaram no estudo, distribuídos por duas condições experimentais distintas: Modelo Estético Feminino + Media Literacy (MEF+ML) e Alimentação e Nutrição (NUT). Para avaliar o impacto do programa de prevenção, os participantes responderam a um protocolo que incluía, entre outros instrumentos, um Questionário de Dados Pessoais e Sociodemográficos, o Eating Attitudes Test-26 (Garner, Olmsted, Bohr, & Garfinkel, 1982), a Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) e o Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-Revised (Heinberg, Thompson, & Stormer, 1995). Este protocolo foi respondido em três momentos distintos (pré-teste, pós-teste e follow-up). As correlações encontradas entre as variáveis em estudo foram mais elevadas e significativas no grupo dos rapazes. Os resultados do programa de prevenção sugerem um impacto tendencialmente positivo nas variáveis individuas e socioculturais em estudo, com resultados especialmente significativos na condição experimental baseada no questionamento do modelo estético feminino e media literacy. O resultado mais importante a reter prende-se com a diminuição dos comportamentos alimentares perturbados das raparigas que participaram nesta condição de aplicação do programa. Este resultado indica que o objetivo último de um programa de prevenção de comportamentos alimentares perturbados pode ser alcançado com a versão portuguesa do programa. Discutem-se algumas limitações, possíveis implicações para a intervenção e pistas de investigação. The present study aims to evaluate the impact of a disordered eating prevention program in adolescence - “Alimentación, modelo estético femenino y médios de comunicación. Cómo formar alumnos críticos en educación secundaria”® - for individual and sociocultural variables considered at risk for the development of eating disorders. A total of forty adolescents of both sexes, two schools from the 8th grade, participated in the study, across two different experimental conditions: Aesthetic Beauty Model + Media Literacy (MEF + ML) and Food and Nutrition (NUT). To assess the impact of the prevention program, participants completed a protocol that included, among other instruments, a Personal and sociodemographic Data Questionnaire, the Eating Attitudes Test-26 (Garner, Olmsted, Bohr, & Garfinkel, 1982), the Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) and the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-Revised (Heinberg, Thompson, & Stormer, 1995). This protocol was completed at three different times (pretest, posttest, and follow-up). Correlations founded between the study variables were significant and higher in the male group. The results of the prevention program suggest a positive impact on single and sociocultural variables, with significant results in the experimental condition based on questioning of aesthetic female model and media literacy. The most important result is a decrease of eating disorder behavior in girls who participated in this condition. This result indicates that the ultimate goal of a prevention program for eating disorder behavior can be achieved with the Portuguese version of the program. We discussed some limitations, implications for intervention and future investigation.