Document details

O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aul...

Author(s): Pereira, Sandra Cristina da Silva, 1979- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8603

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Marcadores do discurso; Ensino da língua espanhola; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012 Partindo da ideia de que escrever bem não é apenas evitar erros de ortografia ou uma atividade destinada àqueles que têm uma espécie de dom, procuramos com este relatório apresentar uma proposta de trabalho da expressão escrita na aula de espanhol língua estrangeira, tendo por base o papel dos marcadores do discurso na produção de textos. Estes elementos discursivos – como en primer lugar, además, o sea – serviram de pretexto para abordar uma série de conceitos importantes para o processo da escrita, como a planificação, a textualização e a revisão. O presente trabalho é, assim, o resultado da reflexão sobre a prática letiva desenvolvida com um grupo de alunos do ensino secundário (11.º ano) de nível inicial de espanhol, no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional III. Este relatório está organizado em duas partes, constituindo a primeira a fundamentação teórica da unidade didática elaborada e apresentada na segunda parte. Na fundamentação teórica abordamos o ensino da escrita na aula de espanhol língua estrangeira; o papel dos marcadores discursivos na produção textual e o uso das tecnologias de informação no processo da escrita. A segunda parte corresponde à apresentação do processo de planificação da unidade didática e reflexão sobre o trabalho elaborado. A partir de la idea de que escribir bien no es sólo evitar errores de ortografía o una actividad destinada a los que tienen un genio magnífico, buscamos con este informe presentar una propuesta de trabajo de la expresión escrita en el aula de español como lengua extranjera, teniendo como base el papel de los marcadores discursivos en la producción textual. Estos elementos discursivos – como «en primer lugar», «además», «o sea» – sirven de pretexto para abordar una serie de procedimientos importantes durante el proceso de escritura, como la planificación, la textualización y la revisión. Así, este trabajo es el resultado de la reflexión sobre la práctica lectiva con un grupo de alumnos de enseñanza secundaria* (11.º año) de nivel inicial de español, en la asignatura de Introdução à Práctica Profissional III. Este informe está organizado en dos partes, constituyendo la primera la fundamentación teórica de la unidad didáctica elaborada y presentada en la segunda parte. En la fundamentación abordamos la enseñanza de la escritura en el aula de español lengua extranjera, los marcadores discursivos en la producción textual y el uso de las tecnologías de información y comunicación en la escritura. La segunda parte corresponde a la presentación del proceso de planificación de la unidad didáctica y a la reflexión sobre el trabajo elaborado.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos Rovira, José María
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU