Autor(es):
Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8493
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da filosofia; Ensino secundário (11º ano); Lógica; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013 O ensino de lógica no secundário está determinado pela opção, dada pelo Programa
de Filosofia, entre leccionar lógica aristotélica ou lógica proposicional. Na prática
esta opção é quase inexistente para a maioria dos professores, pois, por várias razões
que abordaremos, quase só leccionam lógica aristotélica. Esta situação resulta na
desmotivação dos alunos, no descrédito da disciplina e contribui activamente para a
persistência de um ensino antiquado, formalista e sem rigor. Este relatório apresenta
a nossa experiência da prática de ensino supervisionada, que contribuiu para a
consolidação de tal ideia. Para o efeito foram escolhidas 9 aulas leccionadas sobre
lógica aristotélica a três turmas do 11.º ano. A análise desta experiência e dos
resultados é importante para a nossa discussão daquela opção programática. A
conclusão alcançada é que esta opção não é pedagogicamente irrelevante, ao
contrário do que é assumido no Programa de Filosofia, e que os professores deverão
optar por leccionar lógica proposicional. The teaching of logic in secondary education is determined by the option of
theaching aristotelian logic or propositional logic, which is given by the Programa
de Filosofia. In practice this option is almost nonexistent for the majority of
professors who, for various reasons that we will consider, almost only teach
aristotelian logic. This situation results in demotivation of students, in descredit of
the discipline and actively contributes to the persistence of a formalist, without
rigour, and antiquated theaching. This report presents our experience of the practice
of supervisioned theaching which contributed to consolidate that idea. For that we
choose 9 classes on aristotelian logic taught to three 11th grade schoolclasses. The
analysis of this experience and of the results is significant to our discussion of that
programme option. The conclusion is that unlike what seems to be assumed by the
Programa de Filosofia this option is not pedagogically irrelevant and that theachers
should opt to theach propositional logic.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Graça, Adriana Silva, 1960-