Autor(es):
Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, 1976-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8454
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Pintura e decoração murais - Alentejo (Portugal) - séc.16-18; Teses de doutoramento - 2013
Descrição
Tese de doutoramento, História (História da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013 A presente dissertação tem como principal objecto de estudo a pintura mural do Norte e Nordeste Alentejano e, em concreto, da região que pertenceu aos antigos Bispados de Portalegre e de Elvas, entre os séculos XVI e XVIII. Trata-se de um tema mal estudado, considerando a escassez de estudos aqui realizados e a quantidade de exemplares remanescentes, o que se tem reflectido no seu desconhecimento, de alguma forma desvalorizado por comparação com a riqueza existente, por exemplo, no Distrito de Évora. O Distrito de Portalegre apresenta, no entanto, alguns casos singulares do ponto de vista pictórico que importa conhecer e analisar. Os núcleos de pintura ainda existentes dão conta da presença de redes de clientela bem informada, actualizada em relação ao que de melhor se produzia a nível nacional e peninsular, o que surge provado com a presença, em distintas épocas, de pintores vindos de áreas próximas, como Évora (José de Escovar, Diogo Vogado e Bartolomeu Sanches), ou Badajoz (Luís de Morales), bem como da própria capital do reino (Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão). Contamos, assim, com cerca de cento e cinquenta núcleos identificados (incluindo aqueles que desapareceram mais recentemente), a fresco e a seco, realizados, maioritariamente, entre o final do século XVI até finais de Setecentos que neste trabalho foram devidamente recenseados e, quando possível, identificados em termos históricos, iconográficos, artísticos, estilísticos e autorais. A pintura mural do Norte Alentejo, com toda a sua heterogeneidade, constrói-se entre programas de significado erudito e composições de carácter mais vernáculo ou popular, que mais não são do que de distintas formas de expressividade artística através de uma técnica enraizada a nível nacional. Our work proposal consists in analyzing the Northern Alentejo mural paintings, specifically, the region that belonged to the ancient Portalegre and Elvas dioceses, between the sixteenth and eighteenth centuries. This is a theme unprecedented, considering the scarcity of studies for the same region, which has been reflected in ignorance of its artistic heritage, somehow devalued by comparison with the existing wealth, for example, in the Évora district. Nevertheless, the Portalegre district still presents nowadays some of the most unique pictorial cases, which we need to analyse. These records give account of the existing networks of well-informed clientele, knowing what of the best was produced nationally, which comes with the proven presence in different times of painters from Lisbon (Simon Rodrigues and Domingos Vieira Serrão) of Évora (Jose Escovar) or from Badajoz (Luis de Morales). We have identified, thus, about one hundred and fifty cases (including those which disappeared more recently), executed in fresco or oil painting, made mostly between the late 16th century until the end of the 18th century, properly recorded by this work, with historical, iconographic, artistic, stylistic and authorial identification. The northern Alentejo murals, within all its heterogeneity, builds up between classical programs and compositions of a more popular or vernacular nature, which are nothing more than different forms of artistic expression through a technique well rooted nationally.