Author(s):
Duarte, Carina Sofia Barata
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/841
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação contínua de professores; Necessidades de formação
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 Com esta investigação pretendemos saber quais as necessidades de formação dos professores dos Cursos de Educação e Formação. Procuramos saber quais as necessidades e interesses de formação teriam os professores dos cursos de Educação e Formação. Constatámos que os professores que estão a leccionar neste tipo de ensino não receberam qualquer formação antes nem durante os cursos. A dissertação é composta de duas partes a primeira refere-se ao enquadramento legislativo ou normativo e teórico do que se pretende estudar. A segunda parte refere-se ao enquadramento metodológico e à apresentação e discussão de resultados. Em relação ao enquadramento teórico e normativo abordámos a temática nas vertentes legal e conceptual, contextualizando-a no panorama nacional, situando-a no contexto das Novas Oportunidades, explicitando a importância da formação dos professores que lecciona nos cursos que integram este novo programa de educação e formação. Reflectimos sobre as mudanças que deverão ser realizadas na formação contínua de professores de forma a proporcionar aos docentes que integrem este projecto acções de formação especializadas para este novo contexto. Esta investigação foi realizada junto de professores que leccionam num Curso de Educação e Formação de Jovens CEF; interpretámos os dados recolhidos e discutimo-los de modo a responder às questões inicialmente enunciadas. Com efeito, tivemos como objectivo recolher dados através de entrevistas semi-estruturadas com vista à análise das necessidades de formação dos intervenientes desta investigação. Finalmente, nas conclusões sugerimos acções de formação que poderão ser de interesse para os professores dos cursos de Educação e Formação no geral e particularmente os de Jovens, mediante as necessidades de formação sentidas pelos professores e inferidas das suas dificuldades durante a sua acção profissional ao longo do curso. Foram ainda sugeridas outras investigações que poderão ser realizadas no seguimento deste estudo ou paralelas a este, nomeadamente, a análise de necessidades de formação contínua dos professores que operam nos cursos de Educação e Formação de Adultos EFA. With this investigation we want to know what are the Continuum Formation Necessities of the teacher's Education and Formation Courses. We look to know, what are the interests and necessities formation of the teacher's Education and Formation courses. We realized that the teachers never have formation to teach in the courses neither before nor along the courses. This dissertation is compound of two parts the first one refers to theoretic and normative or legislative framing of what we want to study. The second part refers to the methodological framing and to the discussion and presentation of results. In relation of theoretic and normative or legislative framing we talk about the theme in a conceptual and legal view, put on the national program, in the context of the New Opportunities, talking about the great important fact that is the continuous formation of the teachers that teach in this new program of formation and education. Reflecting about the changes that will be realized in the continuous formation of teachers to proportion to teachers that teaching in this project, formation actions specialized to this new context. This investigation was realized into teachers that teach in Young Education and Formation courses-CEF; was discussed and interpreted the results to respond to the initial questions. The objective was to collect the dices throw interviews to analyze the formation necessities of the teachers that participate in this investigation. Finally, in the conclusions we suggests formation actions that will be interests for teachers of education and formation courses, in general, and in particularly the young people courses, throw formation necessities felts by teachers and inferred of their difficulties during their professional action in the courses. We suggested also another investigation that will be realized to complete this study or in parallels, like analyze the continuous formation necessities of the teachers that teach on the Adult Formation and Education courses-EFA.