Autor(es):
Rego, Rui Gonçalo Maia, 1988-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8385
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Sentido da vida; Ensino da filosofia - Portugal; Satisfação pessoal; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2012 A escola pública portuguesa promove, no ensino secundário, a disciplina de Filosofia. A presente investigação propõe uma reflexão teórica sobre um dos temas promovidos nessa disciplina, unindo a uma ponderação sobre a prática do seu ensino. Este relatório procura revelar a experiência reflexiva e lectiva sobre o tema do sentido da vida. Primeiramente, analisa-se a relevância filosófica da questão sobre o sentido da vida, promovendo o estudo de dois vigamentos teóricos distintos: um que revela que o valor da acção se foca na satisfação do sujeito (tomando esta satisfação subjectiva como suficiente para o sentido) e outro que promove projectos que envolvem o sujeito em algo mais vasto, admitindo que o sentido se liga a algo objectivo, isto é, universalizável. Seguidamente, tenta compreender-se como é possível discutir este problema com um conjunto de alunos, tendo em vista a persecução das finalidades programáticas da disciplina de filosofia. L'école publique portugaise favorise, dans l'enseignement secondaire, la discipline de philosophie. Cette recherche propose une réflexion théorique sur l'un des thèmes de cette discipline, en liant à une pondération sur la pratique de l'enseignement. Ce rapport cherche à révéler l'expérience réflexive et de l’'enseignement sur le thème du sens de la vie. D'abord, on analyse la pertinence de la question philosophique du sens de la vie, promouvoir l'étude de deux différents cadres théoriques: d'une part, la valeur de l'action se concentre sur la satisfaction du sujet (en prenant cette satisfaction subjective suffisante pour le sens de la vie), et, d’autre part, favorise les projets qui impliquent le sujet au sens plus large, en supposant que le sens de la vie est lié à quelque chose d'objectif, qui est universalisable. Ensuite, on essaye de comprendre comment on peut discuter ce problème avec un ensemble d'étudiants, cherchant à satisfaire les objectifs programmatiques de la discipline de philosophie.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Assunção, Maria Cristina Beckert de, 1956-