Document details

O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo c...

Author(s): Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8379

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino da química; Desenvolvimento de competências; Literacia científica; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012 Com este trabalho pretendeu-se conhecer a reação dos alunos do 12.ºano de escolaridade à implementação de atividades com recurso às visualizações, durante o ensino da subunidade “Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural”. Para isso, pretendeu-se identificar as dificuldades sentidas e as competências desenvolvidas pelos alunos quando recorrem ao uso de visualizações e, ainda, conhecer as potencialidades que os alunos atribuem ao uso de visualizações nas aulas de Química. Para se atingir estas finalidades utilizou-se uma metodologia investigativa de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Participaram neste trabalho oito alunos de uma turma do 12.º ano de escolaridade, pertencentes a uma escola do distrito de Setúbal. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, a entrevista em grupo focado e os documentos escritos. No processo de análise de conteúdo, os dados recolhidos foram codificados e categorizados. Os resultados revelaram que os alunos se envolveram de uma forma dinâmica na exploração das visualizações e à medida que as dificuldades manifestadas foram sendo ultrapassadas, possibilitou-lhes o desenvolvimento de competências no domínio do conhecimento substantivo e atitudinal. Os resultados mostraram também que os alunos atribuíram várias potencialidades ao uso de visualizações, tendo destacado a interatividade que estas proporcionam no processo de ensino e aprendizagem da Química. This work aims at describing how 12th grade pupils react to the implementation of activities, using visualizations, about the theme "Fossil fuels: coal, crude oil and natural gas". Besides, the work also aimed to identify to identify the difficulties felt and the competencies developed by pupils when when the visualizations are used and also to know the potentialities that pupils attribute to the use of visualizations in the Chemistry lessons. A methodology based in qualitative research with interpretative orientation was applied. In this work participated eight 12th grade pupils, belonging to a school from the district of Setúbal. Several instruments to collect data were used: naturalistic observation, focus group interview, and written documents. In the process of content analysis, data was collected and categorized. The results revealed that pupils engaged in a dynamic way, when exploring the interactive visualizations. The difficulties shown by the pupils were overcome during the activities, allowing the development of substantive knowledge and attitudinal competencies. The results also showed that pupils attributed several possibilities to use of visualizations for example the dynamics that visualizations provide in the process of teaching and learning of Chemistry.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU