Detalhes do Documento

Ensino das artes Visuais : uma proposta de avaliação para a disciplina de Ofici...

Autor(es): Moreira, Isabel Maria Fernandes, 1976- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8378

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Estratégias de ensino; Avaliação em educação; Ensino artístico; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 Este projeto inova na forma como foi aplicada a avaliação. Normalmente usada no final de cada unidade, foi, neste projeto, utilizada como ponto de partida, apontando como objetivo desmistificar esse momento inquietante na vida dos alunos. A aplicação da avaliação formativa e sumativa complementada com a avaliação criterial, numa turma de 12º ano de Artes Visuais, na disciplina de Oficina de Artes, teve o objetivo de promover o sucesso de todos os alunos. O projeto desenvolvido foi a criação de candeeiros em polipropileno, na unidade didática de Design de Equipamento na unidade curricular de Oficina de Artes e decorreu em 31 horas e 30 minutos. Os alunos envolvidos neste projecto tinham diferentes preferências e foi necessário recorrer a estratégias de ensino diferenciadas para conseguir a motivação de todos. O projeto foi desenvolvido por etapas para facilitar a organização do trabalho e o cumprimento das datas de entrega previstas. O projeto final foi complementado com a exposição dos candeeiros no bloco de Artes Visuais onde toda a comunidade escolar a pode visitar, o que se veio a revelar um enorme sucesso. This project breaks new ground in how the evaluation was applied. Typically used at the end of each unit, was, in this project, used as a starting point, having as main aim the demystification of this troubling moment in the lives of students. The application of formative and summative assessment complemented with a criterial evaluation, on a class of year 12 of Visual Arts, on the subject Arts Workshop, aimed to promote the success of all students. The project was developed to create polypropylene lamps, in the teaching unit of Equipment Design Course at the Arts Workshop and ran in 31 hours and 30 minutes. Students involved in this project had different preferences and it was necessary to use different teaching strategies to get the motivation of all. The project was developed in stages to facilitate the work organization and to meet the expected deadlines. The project was enhanced with a final exhibition of lamps on the block of Visual Arts where the whole school community could visit it, which proved to be a huge success.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Queiroz, João Paulo, 1966-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia