Author(s):
Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8377
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino artístico; Projectos educativos; Aprendizagem escolar; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes
Visuais no 3º Ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada
desenvolvida no Instituto Ciências Educativas, numa turma do 12º ano de
escolaridade. No contexto da sociedade atual, em constante mudança, esta reflexão
concorda na premente utilização de ambientes de aprendizagem adequados à
aquisição e uso de novas competências que promovam a flexibilidade e
autorreflexão dos alunos. A problemática escolhida, uma aprendizagem mediada
por projetos, é um modelo de aprendizagem emergente que contribui para o pleno
desenvolvimento dos alunos e para a plena integração na sociedade do século XXI.
Na atualidade, a relação dos alunos com as novas tecnologias remete-os,
normalmente, para o papel de um utilizador que usufrui de um produto já acabado,
sem ter a oportunidade de construir ou de produzir as suas próprias soluções. Com
o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais motivante para os alunos,
propusemos como projeto didático a criação de um vídeo com utilização da técnica
de animação stop motion. A prática de ensino realizada no Instituto Ciências
Educativas aponta para novas abordagens no papel do professor e dos alunos,
contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento divergente,
estimula a capacidade de refletir, de se expressar com clareza, de solucionar
problemas e tomar decisões, suportando uma aprendizagem mais eficaz e
motivadora. This report, produced within the scope of the Masters degree in Art Education
refers to the supervised teaching internship carried out with a 12th grade class at
Instituto Ciências Educativas. In the permanently changing context of
contemporary society, this reflection agrees with the use of learning environments
adequate to the acquisition e use of new skills that promote the flexibility e the
self-reflection for the student. The chosen theme for this work, a project-mediated
learning, it’s an upcoming learning method that concurs for the full development of
students e for a complete integration in the 21st century society.
In the present day, the student relationship with new technologies is usually one
that puts him in the role of the user of a finished product, without the capability of
building or assembling their own solutions. With the purpose of making all this
process more motivating to the students, we proposed a video-filming project
using the stop-motion animation technique. The teaching experience achieved at
Instituto Ciências Educativas points to new approaches to the roles of teacher and
students, concurs to the development of autonomy and divergent thinking,
stimulates the ability of reflection, of clear self-expression, of finding new solutions
and taking responsibilities, supporting a more efficient and motivating learning.