Document details

Exploração das concordâncias geométricas em Educação Visual no 7º ano de escola...

Author(s): Felizardo, Ana Sofia do Rosário Pinto, 1977- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8375

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação visual; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Ensino da geometria; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O presente relatório visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido em estágio com uma turma de 7º ano, na disciplina de Educação Visual. O tema abordado foi o da construção de espirais, dentro da unidade de trabalho da Geometria, e desenvolveu-se ao longo de seis sessões de noventa minutos cada, numa turma constituída por vinte e oito alunos, no ano letivo de 2010/2011. A linha orientadora para este trabalho diz respeito às escolhas metodológicas feitas, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia pedagógica em contexto de sala de aula de artes visuais. Assim, o objetivo deste trabalho é o de atingir com sucesso a assimilação dos conteúdos desenvolvidos, tendo em conta que a Geometria não é um tema fácil e do agrado dos alunos desta faixa etária. Após a aprendizagem das várias construções geométricas, foi proposta a realização de uma composição plástica, tendo por base a observação de pinturas de artistas que as aplicavam nas suas obras, com o intuito de avaliar a aquisição dos conhecimentos e a criatividade dos alunos. The aim of this report is to inform about the work developed with a 7th grade class, in the subject of Visual Education. The topic was the construction of spirals within a Geometry working unit, carried out over six sessions of ninety minutes each, in a class with twenty-eight students during the academic year of 2010 / 2011. The guideline for this work concerns to the methodological choices using the Information and Communication Technologies (ICTs) as a pedagogical strategy in the context of visual arts classroom. Thus, the objective of this work lies in the success with which students assimilate the developed contents, taking into account that the Geometry is not an easy subject for students within this age group. After learning the different geometric constructions, students were proposed to do a plastic composition, sustained in the observation of paintings from artists that applied those constructions in their works, in order to assess the students’ knowledge acquisition and creativity.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Queiroz, João Paulo, 1966-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU