Autor(es):
Felizardo, Ana Sofia do Rosário Pinto, 1977-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8375
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação visual; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Ensino da geometria; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O presente relatório visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido em estágio com uma
turma de 7º ano, na disciplina de Educação Visual.
O tema abordado foi o da construção de espirais, dentro da unidade de trabalho da
Geometria, e desenvolveu-se ao longo de seis sessões de noventa minutos cada, numa
turma constituída por vinte e oito alunos, no ano letivo de 2010/2011.
A linha orientadora para este trabalho diz respeito às escolhas metodológicas feitas,
utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia pedagógica
em contexto de sala de aula de artes visuais.
Assim, o objetivo deste trabalho é o de atingir com sucesso a assimilação dos
conteúdos desenvolvidos, tendo em conta que a Geometria não é um tema fácil e do agrado
dos alunos desta faixa etária.
Após a aprendizagem das várias construções geométricas, foi proposta a realização de
uma composição plástica, tendo por base a observação de pinturas de artistas que as
aplicavam nas suas obras, com o intuito de avaliar a aquisição dos conhecimentos e a
criatividade dos alunos. The aim of this report is to inform about the work developed with a 7th grade class, in
the subject of Visual Education.
The topic was the construction of spirals within a Geometry working unit, carried out
over six sessions of ninety minutes each, in a class with twenty-eight students during the
academic year of 2010 / 2011.
The guideline for this work concerns to the methodological choices using the
Information and Communication Technologies (ICTs) as a pedagogical strategy in the
context of visual arts classroom.
Thus, the objective of this work lies in the success with which students assimilate the
developed contents, taking into account that the Geometry is not an easy subject for
students within this age group.
After learning the different geometric constructions, students were proposed to do a
plastic composition, sustained in the observation of paintings from artists that applied those
constructions in their works, in order to assess the students’ knowledge acquisition and
creativity.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Queiroz, João Paulo, 1966-