Detalhes do Documento

A introdução do processo artístico no ensino de Educação Visual

Autor(es): Marques, Elsa Carina Galvão, 1984- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8369

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino artístico - Portugal; Educação visual; Criatividade (Educação); Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada intitulado “A introdução do processo artístico no ensino de Educação Visual” pretende retratar a experiência de estágio efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa. A prática letiva foi desenvolvida na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Nuno Gonçalves em Lisboa, com uma turma do 9º ano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico para a disciplina de Educação Visual tendo sido acompanhada pelo professor orientador. Para além de descrever o projeto pedagógico desenvolvido com a turma com vista a responder às necessidades, interesses e aprendizagem dos alunos; o proposto relatório pretende apresentar uma nova perspetiva para o leccionamento da disciplina de Educação Visual que incluí uma revisão dos seus conteúdos programáticos, considerando uma abordagem próxima ao processo artístico na prática contemporânea. Trata-se portanto de investigar sobre como o processo artístico das artes plásticas poderá influenciar a prática de ensino, nomeadamente no caso do professor-artista, figura central neste estudo. Para tal, foi investigado o seu contributo para o ensino e realizadas entrevistas a alguns professores-artistas, servindo como base para as reflexões aqui apresentadas. The Report of Supervised Teaching Practice entitled "The introduction of the artistic process in Visual Education class " seeks to describe the internship experience within the Master in Visual Arts Teaching of the University of Lisbon. The teaching practice was developed in the Nuno Gonçalves School in Lisbon, with a class of the 9th grade for the discipline of Visual Education and supervised by the class teacher. As well as describing the educational project developed with the class in order to meet the students needs, interests and knowledge; the proposed report aims to present a new perspective to the teaching and learning processes for the Visual Education subject. This included a review of the curriculum considering an approach close to the artistic process in the contemporary art practice. It is therefore to investigate how the artistic process of the visual arts can influence the teaching practice, especially in the context of the teacher-artist, a crucial figure for this report. As a starting point for the ideas on this report, interviews with a few teachers-artists were conducted, as well as investigated their contribution for the teaching practice.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fróis, Virgínia, 1954-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia