Detalhes do Documento

A autorrepresentação : espaço de motivação e criatividade no ensino da cultura ...

Autor(es): Roque, Helena Cristina da Cruz Lourenço, 1974- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8366

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Cultura visual; Educação visual; Criatividade (Educação); Motivação na educação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 Neste relatório apresentamos o processo de conceção, execução e análise de uma unidade didática no âmbito da disciplina de educação visual numa turma do 8º ano. O ponto de partida para o nosso trabalho teve como referência a atitude de desmotivação dos alunos face à atividade escolar em geral e em particular em relação à disciplina de educação visual. Na unidade “A autorrepresentação, através de uma assemblage” procurámos desenvolver diversos aspetos que pudessem alterar a situação referida. Delineámos assim um conjunto de estratégias enquadradas numa perspetiva construtivista de aprendizagem, com ênfase no tema, nos processos de trabalho e no ambiente da sala de aula. A seleção do tema procurou instituir um fio condutor para a abordagem de questões como a cultura visual, a criatividade, e a produção artística como fatores de influência na motivação dos alunos para a construção autónoma e responsável do seu conhecimento, assim como do seu sucesso escolar. In this report I present the process of design, execution and analysis of a didactic unit within the discipline of visual education of an 8th grade class. The starting point for my work was based on the students’ lack of motivation towards school’s activities, in general, and the discipline of visual education, in particular. In the unit "self-representation through assemblage" my aim was to develop several aspects that could alter the concerned situation. I outlined a set of strategies considering a constructivist perspetive of learning, with emphasis on the theme, work processes and the human relations in the classroom. The selection of the theme sought to establish a guideline for addressing issues such as visual culture, creativity and artistic production as factors of influence on students' motivation for the autonomous and responsible construction of their knowledge, as well as their academic success.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Queiroz, João Paulo, 1966-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia