Author(s):
Roque, Helena Cristina da Cruz Lourenço, 1974-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8366
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Cultura visual; Educação visual; Criatividade (Educação); Motivação na educação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 Neste relatório apresentamos o processo de conceção, execução e análise de uma
unidade didática no âmbito da disciplina de educação visual numa turma do 8º ano. O
ponto de partida para o nosso trabalho teve como referência a atitude de desmotivação dos
alunos face à atividade escolar em geral e em particular em relação à disciplina de
educação visual.
Na unidade “A autorrepresentação, através de uma assemblage” procurámos
desenvolver diversos aspetos que pudessem alterar a situação referida. Delineámos assim
um conjunto de estratégias enquadradas numa perspetiva construtivista de aprendizagem,
com ênfase no tema, nos processos de trabalho e no ambiente da sala de aula. A seleção do
tema procurou instituir um fio condutor para a abordagem de questões como a cultura
visual, a criatividade, e a produção artística como fatores de influência na motivação dos
alunos para a construção autónoma e responsável do seu conhecimento, assim como do seu
sucesso escolar. In this report I present the process of design, execution and analysis of a didactic
unit within the discipline of visual education of an 8th grade class. The starting point for
my work was based on the students’ lack of motivation towards school’s activities, in
general, and the discipline of visual education, in particular.
In the unit "self-representation through assemblage" my aim was to develop several
aspects that could alter the concerned situation. I outlined a set of strategies considering a
constructivist perspetive of learning, with emphasis on the theme, work processes and the
human relations in the classroom. The selection of the theme sought to establish a
guideline for addressing issues such as visual culture, creativity and artistic production as
factors of influence on students' motivation for the autonomous and responsible
construction of their knowledge, as well as their academic success.