Autor(es):
Neiva, Tiago Miranda, 1979-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8319
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino artístico; Estética; Ética; Cinema de animação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O ponto de partida do Relatório da Prática, no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática
Profissional IV, foi o desenvolvimento de um projeto artístico de uma curta-metragem de
Animação com alunos do 7º ano, na disciplina de educação tecnológica do departamento de
artes visuais. O projeto foi realizado na Escola 2+3 Eugénio dos Santos e teve como
duração um semestre, com dezoito sessões semanais de noventa minutos cada, em contexto
de sala de aula, e uma sessão para visita de estudo ao festival de cinema de animação de
Lisboa - Monstrinha. Os alunos envolvidos neste projeto foram jovens adolescentes entre os
12 e os 15 anos, cuja maioria manifestava dificuldades de adaptação ao meio escolar e
considerados pelos professores como alunos desmotivados, desinteressados e com baixa
autoestima relativamente à aprendizagem escolar.
O projeto de uma curta-metragem de animação teve como tema O mundo e seus múltiplos
olhares em movimento e foi desenvolvido em distintas fases, pretendendo promover nos
alunos, novas aptidões, conhecimentos e capacidades técnicas e estéticas da arte do cinema
de animação, potenciando experiências, revelações e significações do universo artístico
mais abrangente. Os seus dois princípios fundamentais foram: o potencial educativo das
artes na formação integral do aluno; e a importância de uma educação concebida a partir de
valores humanos, permitindo aos alunos a abertura de novos horizontes de pensamentos,
sentimentos e valores.
A conceção da curta-metragem de animação enquanto projeto artístico de elevado potencial
educativo, permitiu estabelecer nos alunos uma reflecção crítica a partir dos valores e um
olhar consciente relativamente a si próprios e ao mundo que os rodeia. The starting point of this work, in the context of Introduction of Professional Practice IV,
was the development of a short animation movie as an art project, for 7th grade students,
within the subject of technological education from visual arts department. The project was
held in the Basic School Eugénio dos Santos during one semester, including eighteen
weekly classroom sessions of ninety minutes each and one day visit to the Lisbon animation
cinema festival – Monstrinha. The students involved in the project were teenagers from 12
to 15, most of all showing difficulties with school adaptation, and were perceived by
teachers as unmotivated, unconcerned, and having low self-esteem regarding to school
learning.
The present animation work theme was The World and their multiple glances in movement
and was developed in different phases, in order to promote in the students, new skills,
different knowledge’s and technical and aesthetic capacities of the animation art and
general art experiences and meanings. The project´s main principles were the educative
potential of arts for a complete development of the student and the importance of an
education based on human values, allowing students to open their minds for new thoughts,
feelings and values.
The conception of a short animation movie as an art project with high educational potential,
allowed the students acquiring a critical reflection from values and a better consciousness of
themselves and the surrounding world.