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Os diálogos entre ética e estética no ensino artístico através do desenvolvimen...

Autor(es): Neiva, Tiago Miranda, 1979- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8319

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino artístico; Estética; Ética; Cinema de animação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O ponto de partida do Relatório da Prática, no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV, foi o desenvolvimento de um projeto artístico de uma curta-metragem de Animação com alunos do 7º ano, na disciplina de educação tecnológica do departamento de artes visuais. O projeto foi realizado na Escola 2+3 Eugénio dos Santos e teve como duração um semestre, com dezoito sessões semanais de noventa minutos cada, em contexto de sala de aula, e uma sessão para visita de estudo ao festival de cinema de animação de Lisboa - Monstrinha. Os alunos envolvidos neste projeto foram jovens adolescentes entre os 12 e os 15 anos, cuja maioria manifestava dificuldades de adaptação ao meio escolar e considerados pelos professores como alunos desmotivados, desinteressados e com baixa autoestima relativamente à aprendizagem escolar. O projeto de uma curta-metragem de animação teve como tema O mundo e seus múltiplos olhares em movimento e foi desenvolvido em distintas fases, pretendendo promover nos alunos, novas aptidões, conhecimentos e capacidades técnicas e estéticas da arte do cinema de animação, potenciando experiências, revelações e significações do universo artístico mais abrangente. Os seus dois princípios fundamentais foram: o potencial educativo das artes na formação integral do aluno; e a importância de uma educação concebida a partir de valores humanos, permitindo aos alunos a abertura de novos horizontes de pensamentos, sentimentos e valores. A conceção da curta-metragem de animação enquanto projeto artístico de elevado potencial educativo, permitiu estabelecer nos alunos uma reflecção crítica a partir dos valores e um olhar consciente relativamente a si próprios e ao mundo que os rodeia. The starting point of this work, in the context of Introduction of Professional Practice IV, was the development of a short animation movie as an art project, for 7th grade students, within the subject of technological education from visual arts department. The project was held in the Basic School Eugénio dos Santos during one semester, including eighteen weekly classroom sessions of ninety minutes each and one day visit to the Lisbon animation cinema festival – Monstrinha. The students involved in the project were teenagers from 12 to 15, most of all showing difficulties with school adaptation, and were perceived by teachers as unmotivated, unconcerned, and having low self-esteem regarding to school learning. The present animation work theme was The World and their multiple glances in movement and was developed in different phases, in order to promote in the students, new skills, different knowledge’s and technical and aesthetic capacities of the animation art and general art experiences and meanings. The project´s main principles were the educative potential of arts for a complete development of the student and the importance of an education based on human values, allowing students to open their minds for new thoughts, feelings and values. The conception of a short animation movie as an art project with high educational potential, allowed the students acquiring a critical reflection from values and a better consciousness of themselves and the surrounding world.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fróis, João Pedro, 1957-
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