Author(s):
Tomé, Joana Isabel Fernandes, 1985-
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/828
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Administração educacional - Portugal; Gestão escolar - Portugal; Avaliação externa
Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional ), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 O presente relatório Organização, Gestão e Avaliação das escolas em Portugal aborda a organização e gestão das escolas, e avaliação organizacional dos estabelecimentos de ensino no âmbito da Avaliação Externa das escolas, como um contributo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade das mesmas, numa perspectiva reflexiva e de aperfeiçoamento contínuo. O quadro teórico incluiu uma pequena reflexão/descrição das questões inerentes à evolução do Sistema Educativo em Portugal e em especial à organização e gestão das escolas e à avaliação (Auto-avaliação e avaliação externa), sendo invocadas as problemáticas e os conceitos específicos, princípios, critérios e instrumentos. Em termos metodológicos, o estudo utilizou, em exclusivo, os relatórios produzidos no âmbito da actividade de Avaliação Externa das escolas, da Inspecção-Geral de Educação Ministério da Educação, e a técnica de análise de conteúdo. O estudo incidiu sobre o universo dos relatórios de avaliação externa dos 100 estabelecimentos de ensino participantes, no ano lectivo de 2006/07. Os resultados apontam para cinco ideias-chave: sistema educativo, organização e gestão das escolas, auto-avaliação, avaliação externa e melhoria do ensino. This report Organization, Management and Evaluation of Schools in Portugal addresses the organization, management and organizational assessment of schools under the External Evaluation of schools, as a contribute to the development and improvement of their quality, through a reflexive perspective and continuing enhancement. The theoretical frame includes a small discussion/description of issues inherent to the evolution of the education system in Portugal, especially organization and management of schools as well as evaluation (self-assessment and external evaluation), making use of specific subjects, concepts, principles, criteria's and instruments. As methodology, this study uses exclusively the reports produced in the schools External Evaluation activity of the Inspecção-Geral da Educação Ministry of Education and applies the technique of content analysis. This study is focused on the external evaluation of one hundred schools participating throughout the year 2006/07. The results point to five key words: education, organization and management of schools, self-evaluation, external evaluation and education improvement.