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Conhecimento profissional e profissionalidade docente em enfermagem:o contribut...

Author(s): Gonçalves, Carla Alexandra Fernandes do Nascimento, 1974- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8267

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Enfermagem; Formação de professores - Portugal; Conhecimento profissional; Teses de doutoramento - 2013


Description
Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 O ensino de Enfermagem em Portugal tem vindo a ser alvo de múltiplas e permanentes mudanças, as quais justificam uma reflexão sobre a preparação profissional do docente, não apenas como detentor de um saber científico e técnico em Enfermagem, mas também enquanto professor profissional de ensino. Embora se venha reconhecendo a pertinência da componente pedagógica na acção do docente em Enfermagem e se tenham feito esforços no sentido de a integrar na definição do seu perfil profissional, sabemos pouco sobre o pensamento dos professores que se encontram em exercício quanto ao que constitui a sua profissionalidade e também quanto ao lugar que deve ser ocupado pela formação pedagógica na sua preparação profissional. O objectivo geral do presente estudo foi compreender a profissionalidade docente tal como ela é percebida pelos docentes em Enfermagem, com a finalidade de construir uma matriz de conhecimento profissional e profissionalidade docente em Enfermagem. O estudo insere-se no paradigma interpretativo da investigação e recorre a uma metodologia predominantemente quantitativa, com base num questionário aplicado à totalidade dos docentes em Enfermagem de dez instituições públicas de Ensino Superior de Enfermagem do território nacional continental, obtendo-se 227 respostas válidas em 450 questionários entregues. Para a construção do questionário foram realizadas entrevistas semidirectivas de natureza exploratória a oito docentes em Enfermagem. Os resultados do estudo permitiram definir uma matriz conceptual de conhecimento profissional e profissionalidade docente em Enfermagem constituída por três eixos: docência como missão de fazer aprender, conhecimento do professor profissional de ensino, formação pedagógica nos processos de (trans)formação e desenvolvimento profissional docente em Enfermagem. Nursing education suffered many and huge changes in last years. These modifications justify the need of a profound reflection of nurse teacher preparation, not only about their scientific and technological knowledge about Nursing, but also as a teaching professional Although relevance of the educational component of the nurse teacher has been recognized and efforts and have been made to integrate it in the professional profile, we know little about what teachers in the field think as to what constitutes their professionalism as well as the place that should be occupied by pedagogical training in their professional preparation. The main goal of this study was to understand the teaching professionalism as it is perceived by nursing faculty, in order to build an array of professional knowledge and teaching professionalism in Nursing. The study follows the interpretive paradigm of research and uses a predominantly quantitative methodology, based on a questionnaire given to all the Nurse teachers of 10 public Nursing schools (450 questionnaires delivered) with 227 valid responses. For the construction of the questionnaire were conducted semi-structured exploratory interviews of eight nurse teachers. The results of this study permitted to define an array of conceptual knowledge and teaching professionalism in Nursing that consists of three axes: teaching as a mission to learn, knowledge of professional teacher education, teacher training in the processes of (trans) formation and teacher professional development in nursing.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Ângela, 1948-
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