Autor(es):
Cancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8253
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Competências transversais; Ensino da informática; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Em pleno século XXI, assistimos a uma sociedade que vai valorizando cada vez mais,
competências satélites ao raciocínio verbal e matemático, o que se traduz na crescente
preocupação em perceber como as tecnologias de informação e comunicação (TIC),
enquanto recurso tecnológico, poderão potenciar o desenvolvimento das competências
transversais adequadas às necessidades sociais e profissionais que se colocam aos seus
cidadãos.
Neste contexto o presente trabalho tem por objetivo auscultar os professores de
Informática sobre o papel das TIC no desenvolvimento de saberes que transcendem o
simples domínio tecnológico, isto é, a capacidade de aprender a aprender e de lidar
com a mudança.
A metodologia utilizada seguiu uma linha de natureza quantitativa e descritiva, visando
compreender a relação entre as práticas aplicadas nos domínios do ensino, utilizando
ambientes com recurso às TIC, e as competências transversais desenvolvidas nos alunos,
tendo por base a seguinte questão inicial: Como é que os professores de informática
organizam as atividades de ensino e aprendizagem de forma a potenciar o
desenvolvimento das competências dos alunos?.
Na fase empírica, foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados. Num primeiro
momento, recorreu-se a entrevistas exploratórias a professores do grupo de
informática. Concluído este levantamento inicial, procedeu-se à preparação e aplicação
de um inquérito por questionário, junto de uma amostra constituída por 156 professores
de informática, com o propósito de se explorarem algumas questões que emergiram da
análise de conteúdo das entrevistas.
Os resultados indicam que a maioria dos professores de informática reconhece a
importância do papel das TIC no desenvolvimento das competências necessárias à
adaptação a novas situações, nomeadamente, capacidade de trabalho autónomo, de
comunicação e divulgação de ideias e de colaboração. In the mid 21st century, we live in a society that is increasingly valuing satellite skills to
verbal and mathematical reasoning, which means a rising concern to understand how
the technologies of information and communication (TIC) , as a technological resource,
may enhance the development of transversal competences appropriate for social and
professional needs faced by its citizens.
In this context, the present study aims to auscultate of the Informatics teachers about
the role of technologies of information and communication (TIC) in the development of
knowledge that transcend the technological area, that is, the ability of learning to learn
how to cope with change.
The methodology followed a quantitative and descriptive approach, seeking to
understand the relationship between the practices applied in the fields of teaching,
using the technologies of information and communication in educational environments,
and the transversal competences developed by the students, based on the following
initial question: How do the Informatics teachers organize learning and teaching
activities in order to enhance the development of the students’ skills?
In the empirical phase, two instruments were used for data collection. At first,
exploratory interviews to the Informatics teachers were made. After completing this
initial survey, we proceeded to the preparation and implementation of a survey-based
questionnaire, with a sample composed of 156 informatics teachers, with the purpose of
exploring some questions that emerged from the content analysis of the interview.
The results show that most informatics teachers recognize the importance of the role of
technologies of information and communication (TIC) in the development of the
necessary skills to the adaptation to new situations, namely, capacity for autonomous
work, capacity for communication and dissemination of ideas and collaboration.